Durante outubro e novembro de 2023, o Programa Ovos RS, vinculado à ASGAV (Associação Gaúcha de Avicultura), conduziu avaliações técnicas em 18 empresas do setor de produção e indústria de ovos.
A iniciativa busca assegurar e promover a excelência e segurança dos produtos avícolas, habilitando as empresas participantes a utilizar o selo de referência Ovos RS em suas embalagens.
Os processos de auditoria incluíram a análise de 113 itens essenciais, com ênfase especial nas práticas de biossegurança, como parte dos esforços preventivos contra a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.
Em janeiro, as empresas submetidas à avaliação receberam um relatório detalhado, apontando conformidades, inconformidades e recomendações para melhorias.
As análises de qualidade dos ovos foram realizadas com amostras coletadas durante as auditorias, sendo estas examinadas por laboratórios parceiros do programa, o LEITE&CIA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o LARP da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Em fevereiro, as empresas responderam com cronogramas de execução das melhorias sugeridas. “A definição de ações corretivas para os itens avaliados como não conformes é crucial para o contínuo aprimoramento da qualidade e segurança dos ovos produzidos”, destacou Dra. Caroline Freitas, coordenadora técnica do Programa Ovos RS.
As empresas que atingiram resultados satisfatórios nas auditorias e análises laboratoriais foram autorizadas a utilizar o selo de referência Ovos RS por um período de um ano, um atestado de qualidade e segurança para os consumidores.
O presidente executivo da ASGAV e coordenador do Programa Ovos RS, Eduardo dos Santos, mencionou as vantagens que o selo oferece, incluindo a participação em ações de marketing e a parceria técnica firmada com a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) durante a Expoagas 2023.
“Esta colaboração tem como objetivo recomendar aos supermercadistas a preferência por ovos certificados pelo Programa Ovos RS, reforçando a importância da qualidade e segurança alimentar dos produtos oriundos do Rio Grande do Sul”, concluiu Santos.