Romênia e Bulgária relataram surtos de gripe aviária altamente patogênica entre aves, disse a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) nesta sexta-feira (27), enquanto a Europa enfrenta uma recuperação sazonal na doença mortal.
Na Romênia, o vírus H5N1 foi detectado em um bando de 120 aves de quintal na aldeia de Tiganesti, perto da fronteira com a Bulgária, causando a morte de 28 aves, disse o WOAH, com sede em Paris, citando um relatório das autoridades romenas.
A Bulgária, por sua vez, relatou no início desta semana surtos de um vírus da gripe aviária do tipo H5 em duas fazendas de aves, disse a WOAH em um aviso separado.
Um surto em Malko Konare, na região de Pazardzhik, matou 380 aves de um bando de 171.911, enquanto outro surto em Debelets na região de Veliko Tarnovo matou 5.420 de 395.045 aves de fazenda, disse o WOAH, citando detalhes das autoridades búlgaras.
O órgão intergovernamental informou na semana passada que a Polônia, maior produtor de aves da União Europeia, havia detectado o vírus da gripe aviária H5N1 entre aves no norte do país.