A indústria chinesa de aves ainda está lutando com as consequências dos escândalos alimentares passados que vem impactando-a desde 2012, mas ainda há uma luz no fim do túnel. Mais de 220 produtores de aves reuniram-se nos dias 20 e 21 de setembro durante o 3º Fórum Internacional de Avicultura em Pequim, na China para discutir soluções para esse problema e muitos outros.
Palestrantes do fórum concordaram que a globalização mundial está impactando na indústria avícola do gigante asiático, portanto, ela precisa trabalhar bastante para educar o público, eliminar os mal-entendidos, e aumentar o interesse na publicidade positiva em nome da carne de frango
Industria chinesa precisa estar atenta às oportunidades
Mas a situação vai além disso. She Feng, gerente geral do Huadu Group de Pequim e presidente da Associação dos Criadores de frango de corte disse que eles estavam no evento para discutir a indústria de corte chinesa, que tem mostrado um desenvolvimento muito rápido nos últimos anos.” O frango ocupa o segundo lugar depois da carne de porco como mais consumida na China, e vem apresentando uma demanda muito forte. Os produtores devem tirar vantagem dessa oportunidade”, disse, Feng, que salienta que as indústria precisa encontrar soluções para eliminar os problemas e lutar contra as doenças.
Se preparar para os riscos da indústria avícola é crucial
Wang Zongli, vice-diretor do Departamento de Pecuária, e Ministro da Agricultura chinesa disse que é “fundamental estar totalmente preparado para os riscos do futuro”.
Além dos escândalos alimentares, a indústria avícola chinesa está se recuperando do medo por conta da Influenza H7N9, mas ainda há muito espaço para melhorias e os produtores estão desejando que essa recuperação seja mais rápida.
O Governo chinês também está sendo fundamental nesse processo. Por exemplo, há um “alto investimento no controle de doenças animais estabelecido em 2004”, diz Yang Lin, diretor do setor, com equipe suficiente para todas as tarefas exigidas. O governo estabeleceu sistemas de controle de doenças animais da produção ao abatedouro, e está cooperando mais com organizações internacionais como a Organização Internacional da Saúde Animal (OIE) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A saúde animal é um interesse particular para os produtores da China, desde que o investimento na medicina veterinária para um frango hoje é dez vezes mais caro que nos EUA.
A indústria está ciente de todos os vários problemas que os afetam, incluindo a proteção ao ambiente, os mercados de exportação e a sensibilização dos consumidores.
Com informações do site WattAgNet.