No dia 20 de junho, a sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, foi palco do Simpósio Mineiro de Avicultura, um evento promovido pela Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig) e pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado de Minas Gerais (Sinpamig).
O encontro teve como objetivo principal contribuir para a capacitação dos avicultores e apresentar as mais recentes novidades do setor. Com uma programação diversificada, o simpósio proporcionou aos participantes a oportunidade de se reciclarem, melhorarem seus negócios e contribuírem para o desenvolvimento da avicultura de corte, postura e reprodução.
O Simpósio Mineiro de Avicultura integra o calendário de ações e eventos da Avimig, que se aproxima do aniversário de 70 anos de fundação em 2024. Na abertura do evento, Antônio Carlos Vasconcelos, presidente do Conselho Diretor da Avimig, anunciou que a próxima edição do Avicultor Mais será realizada em 2025, com o dobro da área de exposição no Expominas, em Belo Horizonte. “No novo modelo, nós estruturamos de forma que o evento agregará mais proteínas em sua exposição. Por isso fazemos de dois em dois anos, para ter mais tempo de organizar um grande evento. Além da próxima edição ser em uma ocasião especial, que a Avimig completa seus 70 anos”, afirmou Vasconcelos.
Ele também destacou as oportunidades que a Avimig e a Sinpamig têm de dialogar com o setor público e reforçou o compromisso das entidades em trazer as melhores atualizações para o setor, considerando que são os dois pilares fundamentais para a agricultura mineira.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, em seu pronunciamento, ressaltou a relevância do segmento avícola para a economia do estado. “O setor de carnes de frango possui vários players de muita relevância para Minas Gerais, emprega dezenas de milhares de pessoas e somos os maiores exportadores de ovos do Brasil. A indústria da proteína animal é fundamental para a nossa economia, e quando o setor se reúne e compartilha experiências, informações, o faz ainda mais forte”, disse Roscoe.
O simpósio contou com cinco palestras que abordaram temas cruciais para o desenvolvimento da avicultura. Emilio Cura, especialista em nutrição avícola da Aviagen nos Estados Unidos, discutiu as melhores práticas nutricionais para matrizes pesadas. O assessor técnico pleno da Vaccinar, Juliano Rangel de Camargo, apresentou soluções inovadoras para o aquecimento de pintinhos. Já a gerente de recursos humanos da Avivar Alimentos, Ana Luíza Bahia, falou sobre a importância da conexão entre pessoas e organizações para o sucesso no setor. O gerente de Educação e Tecnologia Industrial do SENAI, Ricardo Aloysio, explorou as tecnologias emergentes e a transformação digital da indústria 4.0. E, para finalizar, Cristiane Matias, gerente técnica em Avicultura na América do Sul na DSM – Firmenich, discutiu a importância da saúde intestinal e microbiota para a avicultura.
Ao final de cada palestra, os palestrantes foram agraciados com certificados de excelência profissional, oferecidos pela Avimig e Sinpamig, em reconhecimento às suas contribuições para o setor.
Fonte: FIEMG