Maior produtor de frango do Brasil, o Paraná tem na avicultura uma das suas principais atividades agropecuárias. Nas últimas décadas, grande parte do avanço da cadeia produtiva ocorreu graças à qualificação dos produtores e trabalhadores rurais, por meio dos treinamentos do Sistema FAEP, que permitiu internalizar o que há de mais inovador no mercado e a adotar boas práticas nas propriedades rurais dedicadas à avicultura.
Para auxiliar os profissionais envolvidos no setor produtivo avícola paranaense, o Sistema FAEP elaborou uma cartilha, reunindo os cursos diretamente relacionados com a atividade e treinamentos sugeridos para complementar a formação.
“Os cursos na área de avicultura têm contribuído decisivamente para o crescimento da atividade, tanto em volume quanto em qualidade da proteína animal que sai do Paraná, considerado uma referência nacional e internacional”, aponta Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.
O material reúne detalhes sobre cursos ligados ao manejo, elétrica para aviários, ambiência e manutenção de equipamentos em granjas. Assim, trabalhadores e produtores rurais conseguem ter um panorama de todas as atividades envolvidas no dia a dia de uma granja, desde como consertar os equipamentos e estruturas até as boas práticas sanitárias.
Para tornar esse itinerário de formação ainda mais completo, a cartilha traz uma sugestão de outros treinamentos ligados à atividade, começando pela gestão rural e financeira, que garante que, além de aves saudáveis, as granjas mantenham as contas em dia. Além disso, para ajudar na representatividade do setor, há também dados explicativos sobre formações nas áreas de técnicas de negociação, organização e condução de reuniões e 5S na prática.
Fonte: Sistema FAEP