Até vários anos atrás, a maior parte do volume comercializado de frango era inteiro. Hoje, como outras atividades, a comercialização de frango foi especificada e sua oferta agora é mais precisa, tanto para o mercado interno como para exportação.
No final de 2020, a Argentina atingiu 50 quilos de carne de frango consumida por habitante por ano. Foi um marco, pois atingiu o patamar da carne bovina e ficou em segundo lugar no consumo de frango na América Latina, depois dos 51,1 quilos consumidos no Peru, afirma o Clarín .
“Sabemos que estamos passando por grandes desafios com mudanças permanentes em nossos custos, embora hoje estejamos em um momento de pouco equilíbrio”, disse Carlos Guzmán, presidente da Lizman, empresa com 15 anos de experiência no mercado, que foi nasceu da transformação do negócio original, que era a distribuição de produtos avícolas, em um produtor-integrador.
Ele acrescentou: “Para chegar a 1 quilo de frango eviscerado, as matérias-primas, os serviços e a mão de obra necessários são inúmeros, mas a maior influência nesse custo é o milho e a soja usados ??nas dietas, ambos commodities que formam seu preço diário. Bolsa de Chicago e em dólar, essa situação, somada à contribuição de outros insumos, torna o nosso negócio, para ilustrar, um serrote ”.
“Somos uma PME, que com o esforço dos anos alcançamos a verticalidade do negócio, de tal forma que a partir da aquisição da genética dos pais produzimos ovos férteis que são enviados para a incubadora, localizada em Santa Coloma (Partido de Baradero), onde nascem os pintinhos, que são levados para granjas de engorda, próprias e integradas, e uma vez atingido o peso necessário, são enviados para abate em nosso refrigerador localizado em Guerrico, província de Buenos Aires , a poucos quilômetros de Pergaminho ”, disse Guzmán.
Devido à pandemia, têm reforçado o trabalho na biossegurança, gerando circuitos de segurança, na segurança do pessoal e dos serviços que os rodeiam. “Sentimos um grande compromisso com a indústria, confiamos no que fazemos apesar das dificuldades do dia a dia, o que gera um negócio que nunca pára, sempre há pássaros comendo, gerando posições, nascimentos, tarefas, distribuição”, disse Guzmán.
Linhas de crédito para criação
Para o futuro, Guzmán destacou a sua “preocupação” com “a falta de investimento sustentado nos últimos anos em várias áreas”, por exemplo, “a falta de construção de novos galpões para frangos, se não construirmos mais medidores, não faremos poder continuar a servir o mercado interno de forma competitiva e não aspirar a uma exportação sustentada ”.
“Percebemos que o governo começa a oferecer linhas de crédito, uma ferramenta fundamental para aspirar ao crescimento, temos grandes expectativas por lá”, disse Guzmán entusiasmado.
“Em muitas coisas estamos no mesmo nível do que se faz nos principais produtores de frango do mundo, onde precisamos melhorar é nas granjas que criam frangos (frangos), que por serem de terceiros é difícil influência, porque têm que ver com modernização e infraestrutura, duas coisas caras que o criador não pode enfrentar, menos pensando que nos últimos anos a avicultura não tem sido uma atividade florescente ”, declarou Franco Santángelo, atual presidente da Soychú, uma das históricas “Polleras” argentinas.
A Soychú é uma empresa familiar nacional que começou ligada à produção de frangos em 1962 (em 2022 completa 60 anos), em Gualeguay, Entre Ríos, com o cunho e visão da família Santángelo.
“Desde que meu tio e meu pai criaram a empresa, tudo mudou muito, passando por diferentes etapas da avicultura argentina, que a princípio era mais precária, os frangos eram comprados e abatidos, depois o maquinário incorporou o processo de fabricação do frango eviscerado ”, disse Santángelo.
Com o tempo, a compra de aves vivas foi alterada para criação própria e assim as etapas produtivas foram integradas, agregando-se a fabricação de ração balanceada em planta própria, a construção de uma incubadora, as granjas reprodutivas que fornecem os ovos férteis. planta e, há 15 anos, a representação de uma linha genética.
Ao colocar em cima da mesa a evolução que Soychú teve em particular, Santángelo disse que “em cada área há tecnologia aplicada para alcançar mais desempenho e eficiência, como a automação de comedouros e bebedouros em fazendas e as mais modernas máquinas em plantas industriais ou laboratórios, para melhorar a qualidade nutricional e a segurança dos produtos acabados ”.
Santángelo alertou que se trata de um negócio com muitas oscilações, intimamente ligadas à oferta e à demanda, mas também aos preços da carne bovina. “Nosso mercado está atrelado ao poder de compra das pessoas, e aos custos para se conseguir competitividade, tendo em vista que outro fator importante é o preço dos cereais que são usados ??na fabricação de alimentos”, disse Santángelo.
“Exceto pelo início da pandemia em 2020, os últimos anos foram de preços muito baixos devido à pressão de oferta, e só desde o final do ano passado conseguimos recuperar os preços aos poucos, e com muito de esforço são positivos, até apesar do aumento do valor dos cereais que continuam a pressionar os nossos custos ”.
Exportar
No que se refere às exportações, Santángelo acrescenta a falta de eficiência em algumas fazendas, a alta dos cereais, além da queda internacional dos preços que sugerem que em 2021 “haverá menos volume do que no ano passado, que já estava estável em baixo”.
“A Argentina tem muitas coisas que outros países não têm, estamos entre os privilegiados para a produção de frango porque temos extensão geográfica para evitar problemas sanitários, temos cereais, temos água e temos conhecimento, mas faltam investimentos e longo prazo créditos a taxas razoáveis., para que os pequenos criadores, enfim, os nossos fornecedores, fiquem com uma dívida e possam investir ”, disse Santángelo.
Guzmán disse que em 2021 eles foram incentivados a dar os primeiros passos para exportar. “Para isso, temos investido fortemente em nossas fábricas, incorporando tecnologias e maximizando nossos controles de qualidade”, explica.
“A Argentina tem todas as condições e deve continuar apostando no agronegócio, devemos alcançar os resultados produtivos de países líderes como Brasil e Estados Unidos, mas para isso devemos continuar incorporando tecnologia de ponta, sem acesso ao crédito fica difícil , do nosso lugar o estamos fazendo, certamente sem a rapidez que gostaríamos, mas sabendo que é o único caminho ”, concluiu Guzmán.