Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Vírus da Influenza Aviária é encontrado em Rebanho Leiteiro de Oklahoma (EUA)

Vírus da Influenza Aviária é encontrado em Rebanho Leiteiro de Oklahoma (EUA)

Oklahoma se tornou o 13º estado dos Estados Unidos a detectar a gripe aviária em rebanhos leiteiros. O Departamento de Agricultura confirmou a infecção na segunda-feira, embora o estado tenha informado que a infecção ocorreu meses atrás.

A confirmação revela que o surto é mais disseminado do que as autoridades dos EUA inicialmente sabiam. O vírus foi encontrado pela primeira vez em gado leiteiro no final de março. Desde então, a gripe aviária foi detectada em mais de 150 rebanhos de laticínios em todo o país.

Os casos são parte de um surto abrangente da gripe aviária H5N1 que vem se espalhando globalmente entre aves selvagens, infectando aves domésticas e várias espécies de mamíferos. Quatro trabalhadores de laticínios testaram positivo este ano. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, o risco para o público em geral permanece baixo.

Em abril, um laticínio de Oklahoma coletou uma amostra positiva após suspeitar que seu rebanho pudesse estar infectado, disse Lee Benson, porta-voz do Departamento de Agricultura, Alimentação e Florestas de Oklahoma. Os laticínios enviaram recentemente amostras armazenadas ao USDA para testes, após descobrir que poderiam receber assistência financeira pela produção de leite perdida devido à gripe aviária.

O USDA lançou um programa para compensar os agricultores com vacas doentes, cobrindo 90% da produção de leite perdida por vaca, incentivando os agricultores a testar seus rebanhos e relatar infecções. Em seu site, o USDA relatou dois rebanhos positivos em Oklahoma. Benson explicou que a amostra positiva confirmada é de um laticínio de Oklahoma que possui dois celeiros separados.

O departamento de agricultura de Oklahoma acredita que o USDA recebeu as amostras dos laticínios na primeira semana de julho. O rebanho se recuperou totalmente, e Oklahoma não recebeu relatos de outras possíveis infecções, segundo o estado.

Oklahoma disponibilizou equipamentos de proteção aos produtores de leite e pediu que os laticínios aumentassem as medidas de segurança, informou o veterinário estadual Rod Hall. Não há testes obrigatórios de vacas em Oklahoma, de acordo com o departamento de agricultura do estado.

O Colorado relatou quatro infecções confirmadas por gripe aviária em trabalhadores de aves e está verificando o status de um quinto caso suspeito, disseram autoridades de saúde no domingo.