Na suinocultura, um dos maiores problemas relacionados ao conforto térmico e bem-estar animal está na maternidade, onde se tem que criar dois ambientes distintos, com exigências bem diferenciadas onde a temperatura de conforto dos leitões em nascimento deve-se estar entre 32 e 34 ºC e, aos 35 dias, entre 29 e 31 ºC, sendo que a temperatura ideal para a matriz está entre 16 e 21 ºC.
O leitão recém-nascido possui os sistemas de termorregulação e imunitários pouco desenvolvidos, tornando-se sensível às temperaturas ambientais baixas. Nessas condições, o leitão reduz sua atividade motora e, conseqüentemente, diminui a ingestão de colostro, acarretando maior incidência de doenças, maior número de leitões esmagados e alta taxa de refugos na desmama, sendo necessários alguns cuidados especiais. A regra básica o produtor deve fornecer aos leitões um ambiente com aquecimento confortável, limpo, seco e desinfetado.
A Forluz com visão estratégia do mercado visando sempre trazer soluções e tecnologia em aquecimento a seus parceiros, desenvolveu um sistema de aquecimento elétrico que atende efetivamente as condições de conforto para qualquer idade do leitão.
De acordo com testes realizados – com 4 sistemas de aquecimento no mesmo local e período de inverno, do ponto de vista térmico-econômico o aquecimento através de resistência elétrica Forluz se mostrou o mais adequado.
- Melhor custo beneficio do mercado, o aquecimento automático e iluminação.
- O aquecedor elétrico Forluz apresenta melhor resultado na estabilidade de temperatura e controle de umidade. ( ITGU, ITU. )
- Menores índices de mortes por esmagamento e doenças.
- Resultado garantido no ganho de peso diário do animal.
- Equipamento fabricado totalmente em Aço Inox.
- Totalmente a prova a prova d’água, permitindo a desinfecção.
- Eficiência energética.