Um aluno da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do Cariri desenvolveu um sistema de energia fotovoltaica — uma fonte energética que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade — inspirado no girassol. A tecnologia busca tornar a energia solar mais eficiente e barata. O equipamento deve começar a ser testado ainda em 2024. O professor e pesquisador, Sebastião Erailson, da Fatec, é o responsável pela idealização e orientação do projeto junto ao aluno José De Luna, do curso de Tecnologia em Manutenção Industrial. A tecnologia, além disso, é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e da Fatec Cariri.
Diferentemente de outras placas solares, que ficam fixas em um único ponto ou se movimentam com base em temporizadores, o equipamento busca seguir o movimento do sol, assim como os girassóis.
O protótipo tem fotorresistores que enviam dados para uma placa de Arduino, uma plataforma de código aberto, e, com base nos dados, determinam o melhor momento para a placa se movimentar.
“A energia solar, para a grande população, ainda tem um custo muito elevado de instalação, manutenção etc. Então, quando você torna o sistema mais eficiente e barato, você democratiza o sistema”, destaca Cleiton Monte, diretor de extensão e inovação do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), à rádio O POVO CBN Cariri.
ENERGIA
Aluno da Fatec do Cariri desenvolve sistema de energia solar inspirado no girassol
A tecnologia busca tornar a energia solar mais eficiente e barata