Um aplicativo para smartphones desenvolvido pela startup CH4 e pela Esalqtec, incubadora tecnológica da Escola Superior Luiz de Queiroz, de Piracicaba (SP), permite aos agropecuaristas calcular, pelo telefone, quanto um rebanho pode gerar de biogás (gás produzido a partir de resíduos de animais ou vegetais).
Pedro Chamochumbi, tecnólogo em biocombustíveis, e criador do app Biogás Simulator, diz que a ferramenta pode ajudar a determinar a escolha do melhor digestor, calcular a quantidade de dejetos necessários ou a de biogás gerado a partir do número e idade dos animais do rebanho. “O pecuarista tem uma ideia exata do potencial de biogás da sua produção”, explica.
Chamochumbi conta que através de uma interface simples, o usuário fornece a quantidade, a espécie e o estágio de crescimento dos animais a serem avaliados.
O app elabora um relatório, mostrado na tela do telefone, e os dados permitem ao usuário verificar possíveis ganhos econômicos, energéticos e ambientais da produção de biogás por meio dos resultados. O aplicativo é gratuito e ainda neste ano, a CH4 vai lançar simulações feitas a partir de lixo urbano, lodo de esgoto e outros resíduos agrícolas.