A Braskem e a americana Siluria Technologies, que atua na produção de combustíveis e químicos a partir de gás natural, firmaram um acordo de cooperação que envolve uma tecnologia inédita para conversão direta do metano do gás natural em eteno – matéria-prima básica da indústria petroquímica.
Desenvolvida pela companhia americana, a tecnologia de acoplamento oxidativo de metano (OCM) oferece a possibilidade de eliminar a etapa inicial de craqueamento da nafta para obtenção de eteno. “As empresas realizarão um estudo para identificar perspectivas comerciais dessa tecnologia nas unidades de base eteno da Braskem”, informou a petroquímica brasileira.
O acordo envolve também opções de licenciamento para lançar a tecnologia em escala mundial, pela Braskem, e a possibilidade de a petroquímica comprar o eteno que venha a ser produzido no futuro em unidades da Siluria.
Já a empresa americana, conforme o acordo, terá direitos de participação societária em “eventuais projetos comerciais da Braskem que utilizem a tecnologia”. “A empresa brasileira contará ainda com uma planta de demonstração de OCM da Siluria, prevista para o quarto trimestre de 2014, em uma de suas fábricas nos Estados Unidos”, informou a Braskem.