Pesquisadores da Universidade de Illinois, em Chicago (EUA) acreditam ter conseguido criar com sucesso uma planta artificial que absorve gás carbônico (CO2) do ar e o converte em combustível sintético.
Toda a ideia é baseada em tentar criar um sistema capaz de emular a fotossíntese natural das plantas, mas de forma que seja útil para nós, humanos. Em teoria, se aplicado a carros, por exemplo, os veículos poderiam passar a ser movidos pelos próprios gases que emitem em suas formas líquidas.
Segundo o Gizmodo, a tecnologia é baseada em painéis solares e uma engenharia complexa que simula a eletrólise celular das plantas. A luz do sol gera um reação que resulta em um gás sintético que pode ser transformado em diesel.
Se o projeto se provar barato – e, ao mesmo tempo, rentável – ele pode se provar ainda mais eficiente e aplicável do que biocombustível convencional e carros elétricos. Mais ainda: a produção poderia ser aliada à de fazendas solares, unindo a produção de energia elétrica com a de combustível ecológico.