Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

bioenergia

Colômbia renova unidade de planejamento energético para impulsionar desenvolvimento de energias renováveis

Colômbia renova unidade de planejamento energético para impulsionar desenvolvimento de energias renováveis

A Colômbia vai reestruturar a unidade de planejamento do Ministério da Energia, à medida que o governo tenta acelerar os esforços para descarbonizar a rede elétrica.

O presidente Gustavo Petro aprovou dois decretos que abrem caminho para que a UPME, como é conhecida a unidade, contrate equipes com experiência em mais de 15 segmentos emergentes de energia.

A revisão incluirá a criação de um subcomitê encarregado de coordenar as informações do setor que poderão ser usadas como um insumo para fins de planejamento.

“Celebramos este apoio ao nosso trabalho como entidade de planejamento para os setores de mineração e energia”, disse o diretor-geral da UPME, Adrian Correa, em um comunicado.

“Temos consciência de que sem planejamento não há transição, e que o exercício de democratização do modelo energético do país passa primeiro pelo fortalecimento das instituições”.

A UPME afirmou que as mudanças ajudariam em processos como a aprovação de solicitações de conexão de geradores e licitações para projetos de transmissão.

Os decretos também alavancariam planos para incorporar 6.000 MW de capacidade de energia renovável entre 2023 e 2026, acrescentou. A expectativa é que cerca de 800-1.000 MW entrem em operação entre o final de 2023 e o início de 2024, segundo a entidade.