A Enel, por meio de sua subsidiária brasileira Enel Green Power, iniciou a operação do parque eólico Morro do Chapéu Sul. Com capacidade instalada total de 172 MW, ele está localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Cafarnaum, na Bahia.
“O início das operações de Morro do Chapéu é um novo e importante marco na consolidação da nossa presença eólica no Brasil”, disse Antonio Cammisecra, responsável pela Enel Green Power (EGP). “Vamos construir mais de 600 MW de nova capacidade eólica”.
A Enel investiu aproximadamente 380 milhões de dólares americanos na construção do parque eólico. O valor é parte dos investimentos previstos no atual plano estratégico da empresa. O projeto é financiado por recursos do próprio Grupo Enel, bem como por um financiamento de longo prazo do BNDES.
Operação renovável
Morro do Chapéu Sul é constituído por seis usinas eólicas, com capacidade total instalada de 172 MW: Ventos de Santa Esperança (28 MW), Ventos de Santa Dulce (28 MW), Ventos de São Mário (30 MW), Ventos de São Paulo (28 MW), Ventos de São Abraão (28 MW) e Boa Vista (30 MW). O parque eólico será capaz de gerar mais de 830 GWh por ano quando estiver em plena operação.
Quatro das usinas eólicas são mantidos por contratos de fornecimento de energia de 20 anos com um pool de distribuidoras brasileiras. Já as outras duas são apoiadas por um acordo de 20 anos de compra de energia no mercado livre.
Futuro eólico
No Brasil, o Grupo Enel tem uma capacidade instalada total em renováveis de cerca de 2.8 GW. Deste total, 842 MW de energia eólica, 716 MW de energia solar e 1.270 MW de energia hidrelétrica. E ainda há 103 MW de capacidade solar atualmente em construção. A empresa também conquistou recentemente contratos para uma capacidade renovável total de mais de 1 GW nos leilões brasileiros A-4 e A-6.