A fábrica da Neodent, empresa líder em implantes no Brasil instalada em Curitiba, já economizou R$ 1 milhão, reduziu o equivalente a 721 toneladas de CO2 produzido em seus processos e gerou um volume equivalente ao plantio de 5.048 árvores ao longo de 30 anos em um projeto de reflorestamento. Todo esse processo só foi possível após a empresa entrar no Mercado Livre de Energia no ano passado em que passou a utilizar energia produzida por Pequenas Centrais Hidrelétricas e também de fontes de biomassa, eólica e solar.
Todo esse resultado pode ser encontrado no “Certificado Comerc Sinerconsult de Energia Renovável”, concedido às empresas que migraram para o mercado livre e passaram a consumir energia de fontes renováveis, colaborando para reduzir as emissões de gases poluentes na atmosfera.
O relatório foi criado a partir da 2ª Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, realizada no Rio de Janeiro (RIO-92). De acordo com Matthias Schupp, CEO da Neodent, reduzir as emissões de gases é uma das metas de sustentabilidade da empresa para os próximos anos. “E esse relatório irá nos direcionar nas ações que temos em planejamento”, revelou, acrescentando que estão constantemente explorando novas maneiras de serem uma empresa mais sustentável, e encontraram no mercado livre essa possibilidade.
“Aliado a isso, temos o importante benefício de redução de custo e previsibilidade orçamentária e ainda colaboramos para a preservação do meio ambiente”, comentou.
Segundo análise Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o Mercado Livre de Energia conta com mais de 6.870 consumidores, 324 comercializadores e, atualmente, 30% de toda a energia elétrica consumida vem desse formato, que demonstra que este segmento vem crescendo no Brasil com a possibilidade de unir economia e sustentabilidade e que grande parte dessa energia vem de fontes limpas. De acordo com estimativas da associação, 42% da geração de energia renovável é destinada ao mercado livre.
O mercado livre é um ambiente de negociação em que consumidores podem comprar energia de formas alternativas à concessionária local. Isso significa que o cliente pode escolher o seu fornecedor de energia e negociar preços, prazos e forma de distribuição.
Fundada há mais de 25 anos, a Neodent é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 70 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent® é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.