A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e o Centro de Estudos de Energia da Fundação Getulio Vargas (FGV Energia) fecham acordo estratégico para desenvolver a política estadual de transição energética. A FGV Energia prestará consultoria para a elaboração da Agenda de Transição Energética do Estado de Sergipe, oferecendo subsídios técnicos. A parceria visa direcionar o uso sustentável da matriz sergipana e reforça o compromisso do Governo de Sergipe em se alinhar às discussões globais sobre descarbonização e redução de impactos ambientais.
Nos próximos meses, equipes da Sedetec e da FGV Energia trabalharão na construção de diagnósticos e propostas que orientarão políticas públicas voltadas ao aproveitamento do potencial energético do estado em uma perspectiva renovável. A iniciativa ocorre em paralelo ao protagonismo do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29), e considera o modelo de desenvolvimento econômico a partir do cenário energético sergipano nos próximos anos, tendo em vista oportunidades e gargalos.
Segundo o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, o plano deve fortalecer a posição do estado na vanguarda do debate energético no país. “Estamos dando um passo significativo para consolidar Sergipe como um dos estados do Nordeste que estão avançando na pauta da transição energética. Essa parceria com a FGV Energia busca qualificar a política estadual, com base em um referencial amplo, dinâmico, preciso e contextualizado”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, a governança será um pilar central do projeto, levando em conta os principais setores econômicos. O objetivo é criar um modelo inclusivo, que maximize oportunidades e aproveite recursos naturais de forma responsável.
Para o superintendente de Pesquisa da FGV Energia, Felipe Gonçalves, a parceria demonstra a visão comum do Governo do Estado e da organização. “Este projeto reafirma o compromisso da FGV Energia em atuar como propulsor do desenvolvimento sustentável, conectando conhecimento técnico, inovação e engajamento com os diversos atores da sociedade. Trabalhando em conjunto com a Sedetec, estamos confiantes de que será possível construir um futuro energético mais resiliente, competitivo e próspero para Sergipe”, pontuou.
O acordo também se apresenta na esteira do sucesso da 2ª edição do Sergipe Day, evento promovido pela FGV Energia e pelo Governo de Sergipe, que apresentou um estudo sobre o impacto econômico dos investimentos em óleo e gás no estado.