A Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER) foi criada em 2013 e tem como atuação fomentar conhecimentos e projetos na produção e geração de Energias Renováveis e contribuir com uma nova Matriz Energética para o País. Dessa forma, atua por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação para melhorar a qualidade de vida da população.
A FCTER está desenvolvendo projetos em nível nacional com propostas voltadas para a sustentabilidade com equipes de pesquisadores que formam uma parceria por meio das universidades e centros de pesquisas que trabalham com a Fundação. A equipe do projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono realizou um compromisso de colaboração junto à Fundação durante missão no estado de Santa Catarina, no mês de maio.
Para o diretor geral Nadei José Cervelin, existe um grande problema para o produtor quando o assunto é dejetos animais, e a FCTER pode colaborar para buscar linhas de baixo carbono e auxiliar com o conhecimento das universidades para buscar soluções de cunho tecnológico para o produtor. “Temos que achar as melhores soluções para eles, temos que manter essas pessoas no campo produzindo. O projeto encaixa bem nos moldes da fundação, pois tem o conhecimento científico das universidades e tem a fundação que pode fazer a gestão que é focada no processo de energia renovável. Queremos fazer um diferencial, fazer essa frente e encontrar mecanismos que ajudam o produtor”, destaca.
Na visão do presidente Gilson Vivian, a proposta do projeto é importante tanto a nível nacional, quanto internacional, além de ter propostas que vão ao encontro das ideias da Fundação. “Por ser o Brasil um País que atende uma demanda significativa em relação à produção de carnes, (suinocultura e bovinocultura) e grãos, sua estruturação deve ser elaborada de forma a não transformar o País em um garimpo desordenado e impactá-lo de forma irreversível. Todos os resíduos podem ser transformados em energias e administrados de forma coerente. A FCTER torna parceira e apoiadora de projetos que possuem em sua essência propostas sustentáveis, e se coloca à disposição do Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, para interagir no que for possível para que tenha sucesso.