Painéis solares de energia chegam às granjas dos parceiros da Villa Germania como uma alternativa mais sustentável na criação de patos, que também propicia melhores cuidados com os animais. A primeira instalação foi feita há dois anos e, atualmente, um quarto dos produtores já aderiram à prática.
O uso da energia solar está se disseminando em diferentes setores por conta da economia, por ser um recurso totalmente renovável e pela baixa necessidade de manutenção da aparelhagem. Além disso, há um forte componente de compromisso com o meio-ambiente, já que gera pouca poluição e taxa de emissão de carbono.
Para os integrados da Villa Germania – profissionais terceirizados que recebem ração, as aves e acompanhamento técnico da empresa para o manejo dos patos – a energia renovável também é uma forma de reduzir as despesas. Com a instalação dos painéis, geralmente por meio de financiamentos de cinco a 10 anos, a economia com energia elétrica pode chegar a 90%.
“Os integrados fazem uso de ventilação dentro dos aviários para que se atinja a ambiência adequada, e tinham um custo alto com energia elétrica. Quem fez está arrependido por não ter feito antes”, explica Roderjan de Souza, gerente agropecuário da Villa Germania.
Além do benefício econômico, o modelo permite um cuidado mais eficiente com os animais.
“Para economizar energia, o integrado eventualmente poderia não ligar a ventilação. Hoje, isso não é mais um fator. O custo do financiamento vai ser o mesmo, então eles usam, mesmo se tiver de deixar ligado o dia inteiro”, acrescenta.
Sobre a Villa Germania Alimentos
Líder nacional no segmento de carnes de aves especiais, a Villa Germania produz e comercializa proteínas gourmetizadas, importadas dos melhores fornecedores do mundo. São 300 produtos consagrados pela alta qualidade e saudabilidade, já que suas aves — patos, frangos orgânicos, galinhas da Angola e codornas — recebem uma alimentação natural, 100% vegetal, sem uso de agentes promotores de crescimento e antibióticos e com garantia de origem e certificações nacionais e internacionais.
A Villa Germania encerrou 2021 com um resultado quase 100% superior ao ano anterior, com um faturamento de R$ 150 milhões, e aposta no mercado externo para continuar sua expansão. A empresa está habilitada a exportar para mais de 90 países.