No início do ano, a empresa suíça Innolith revelou um projeto revolucionário de baterias para veículos sem combustão que atinge questões-chave do segmento, como custo e autonomia. É o desenvolvimento da primeira bateria recarregável de 1.000 Wh/kg. De acordo com as informações divulgadas, ela será capaz de prover a um veículo elétrico autonomia superior a 1.000 km com uma única carga. Sergey Buchin, cofundador e CEO da Innolith, estará em São Paulo, no dia 02 de outubro, para palestrar sobre o assunto no C-Move (Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos).
O equipamento, com previsão de ingresso no mercado entre 3 e 5 anos, terá um sistema com tecnologia de eletrólitos inorgânicos não inflamáveis. As baterias convencionais para elétricos usam material orgânico, principal causa nas ocorrências de incêndio na peça. A Innolith ressaltou que os gastos para a produção da bateria em desenvolvimento são inferiores aos modelos atuais. Segundo a companhia, o motivo é a combinação entre a altíssima densidade energética do sistema e a ausência de materiais caros e exóticos em sua composição. Para o CEO da Innolith, esse é um panorama favorável para avanços no segmento.
“As limitações das baterias atualmente disponíveis frustram a revolução dos veículos elétricos”, afirma Buchin. “Os consumidores desejam que uma única carga proporcione bom alcance para um veículo elétrico que seja financeiramente acessível, com a confiança de que não pegarão fogo. A bateria recarregável da Innolith é a tecnologia inovadora que potencialmente pode atender a todas essas necessidades”, acrescenta o CEO.
A Innolith já demonstrou a eficiência de sua tecnologia inovadora de baterias recarregáveis ??inorgânicas não inflamáveis. A primeira experiência foi implementada na rede de interconexão PJM, nos Estados Unidos, para fornecer serviços de regulação rápida de frequência. A empresa coordena o transporte de eletricidade em muitos estados norte-americanos, entre eles Illinois, Indiana, Michigan, Nova Jersey e Carolina do Norte.
Vinda ao Brasil
Cumprindo a missão de promover conteúdo relevante para a mobilidade elétrica no País, o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE) terá o CEO como um de seus palestrantes. “Sergey Buchin é reconhecido internacionalmente como uma das mentes que ajudarão a mudar a mobilidade elétrica no mundo”, observa Rodrigo Afonso, gerente da Veículo Elétrico Latino-Americano. “Sua ampla experiência de gestão nas áreas de tecnologia e finanças, aliada aos desafios enfrentados pela Innolith na condução de projetos inovadores, proporcionará ao público do C-MOVE um panorama global do segmento de elétricos”, acrescenta.
O C-MOVE integra a programação do Veículo Elétrico Latino-Americano 2019, plataforma de debate e impulsão setorial, que expõe produtos e serviços inovadores para híbridos e elétricos e acontece de 1º a 03 de outubro, na capital paulista. O painel de Sergey Buchin propõe uma “Visão Internacional” dentro do tema “Baterias”, e abrirá o segundo dia do evento, às 9h. Outros tópicos como carregadores, tecnologias e inovações para carros autônomos, cidades inteligentes e mobilidade do futuro também farão parte do C-MOVE, com o objetivo de promover o desenvolvimento do uso e fomento de novos negócios para a mobilidade elétrica no Brasil.