Os veículos elétricos serão responsáveis pela maioria das vendas de automóveis novos em todo o mundo até 2040 e vão representar 33% de todos os veículos leves de passeio, de acordo com uma nova pesquisa publicada hoje.
A previsão, preparada pela equipe de transportes da Bloomberg New Energy Finance, baseia-se em análises detalhadas das prováveis futuras reduções no preço das baterias de íon de lítio e em perspectivas para os outros componentes de custo em veículos elétricos e veículos com motores de combustão interna, ou ICE (sigla em inglês). Foram considerados também os crescentes compromissos com EV (sigla em inglês para veículos elétricos) das montadoras e ao número de novos modelos de EV que elas planejam lançar.
A principal descoberta da pesquisa é que a revolução dos EVs vai atingir o mercado de carros com mais força e rapidez do que a BNEF previu há um ano. A equipe agora estima que os veículos elétricos representarão 54% de todas as novas vendas de veículos leves de passeio em todo o mundo até 2040, e não os 35% de participação previstos anteriormente. Até 2040, os EVs vão remover 8 milhões de barris de combustível de transporte por dia e adicionar 5% ao consumo global de eletricidade.
Colin McKerracher, principal analista em transportes avançados da BNEF, disse: “Vemos um momento de inflexão importante para a indústria automotiva global na segunda metade da década de 2020. Os consumidores irão descobrir que os preços de venda antecipados para EVs são comparáveis ou inferiores aos dos veículos ICE comuns em quase todos os grandes mercados até 2029”.
A previsão mostra que as vendas de veículos elétricos em todo o mundo vão crescer de forma constante nos próximos anos, do recorde de 700 mil visto em 2016 para 3 milhões até 2021. Nesse momento, eles representarão quase 5% das vendas de veículos leves de passeio na Europa, um aumento de um pouco mais de 1% atulmente, e cerca de 4% nos EUA e na China.
No entanto, o impulso real para os EVs acontecerá a partir da segunda metade da década de 2020, quando, em primeiro lugar, os carros elétricos terão um custo de propriedade mais baixo ao longo da vida útil, do que os modelos de ICE; e, em segundo lugar, haverá um momento ainda mais importante psicologicamente para os compradores – quando seus custos iniciais ficarão abaixo dos custos dos veículos convencionais.
O componente-chave de um EV – a bateria – deverá ter uma queda significativa no preço, com base em reduções de custos recentes e marcantes. Desde 2010, os preços das baterias de íon de lítio caíram 73% por kWh. As melhorias de fabricação e a densidade de energia mais do que duplicada da bateria deverão provocar uma nova queda de mais de 70% até 2030.
O resultado será o aumento rápido das participações de mercado para veículos elétricos nos maiores mercados, mesmo com a queda dos preços do petróleo. A BNEF considera que eles vão representar quase 67% das vendas de carros novos na Europa até 2040 e 58% nas vendas nos EUA e 51% na China na mesma data. Os países que fizeram avanços iniciais na aceitação de EVs deverão estar entre os líderes em 2040, incluindo a Noruega, a França e o Reino Unido. Para as economias emergentes, países como a Índia, não terão vendas significativas de EVs até o final dos anos 2020.
Jon Moore, diretor executivo da BNEF, disse que esse crescimento na participação do mercado de EVs “ocorrerá em um momento que o sistema de energia também estará passando por uma revolução, para uma geração mais limpa e distribuída. Isso significa que não só os veículos elétricos vão crescer, mas seu perfil de emissões também vai melhorar ao longo do tempo”.
A previsão da BNEF baseia-se diretamente na economia relativa dos carros EVs e ICE. Ela assume que as políticas atuais para encorajar a aceitação de EVs vão continuar até a sua validade programada, mas não assume a introdução de novas medidas. A BNEF analisou o mercado automotivo não apenas por país, mas também por segmento, abrangendo tudo, desde veículos pequenos de passeio até SUVs e grandes carros familiares.
Salim Morsy, analista sênior da equipe de transportes avançados da BNEF e autor principal do relatório, comentou: “Há um caminho viável para um forte crescimento de EVs, mas ainda é necessário muito mais investimento em infraestrutura de carregamento em todo o mundo. A incapacidade para fazer o carregamento em casa, em muitos mercados locais e regionais, faz parte da razão pela qual prevemos que os EVs representem pouco mais de um terço da frota de carros globais em 2040 e não um número muito maior”.
A equipe também incorporou em sua previsão para EVs um trabalho em outros dois tópicos relevantes na revolução do transporte – veículos autônomos e viagens compartilhadas. Ela concluiu que o impacto da direção autônoma será limitado nos próximos 10 anos, mas que terá um papel crescente no mercado após 2030, sendo que 80% de todos os veículos autônomos em aplicações compartilhadas serão elétricos até 2040, devido a menores custos operacionais.