Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

10 maiores grupos de energia do mundo fazem pacto pelo ambiente

Os CEO das dez maiores companhias mundiais de petróleo e gás comprometeram-se a apoiar um acordo para a mudança climática na próxima conferência de Paris, em dezembro, onde serão negociados acordos para manter o aumento da temperatura global abaixo de dois graus celsius.

10 maiores grupos de energia do mundo fazem pacto pelo ambiente

Grupo BP, ENI, BP, Pemex, Reliance Industries, Repsol, Saudi Aramco, Shell, Statoil e Total emitiram hoje um comunicado conjunto explicando que “nos próximos anos, vamos fortalecer coletivamente as nossas ações e investimentos para contribuir para a redução dos gases de estufa do mix global de energia”, diz o Financial Times.

Sem mencionar números ou datas concretas, as empresas que representam um quinto da produção mundial de petróleo e gás adiantaram, ainda, que querem desempenhar papéis maiores na produção de energia renovável e promover a melhoria dos seus combustíveis trabalhando com construtores e consumidores para melhorar a eficiência dos veículos rodoviários.

Os grupos ambientais receberam tais promessas com desconfiança, considerando que o objetivo das empresas é mostrar apoio à conferência de Paris sem oferecem medidas concretas para a mudança.

“Para ter credibilidade, qualquer iniciativa como esta deve vir acompanhada de mais do que palavras bonitas. Deveria assentar em compromissos concretos e quantitativos”, disse Anthony Hobley, responsável da Carbon Tracker Initiative. “Qualquer coisa abaixo disso não é mais do que uma tentativa cínica de desviar o momento para a ação, transparência e foco na indústria”, rematou.