“Está claro que o consumidor quer muito mais do que um alimento saboroso e bem apresentado. E é importante que o agronegócio esteja atento a esses movimentos porque é o começo de tudo: do campo saem as matérias-primas para a produção dos alimentos”. A afirmação é de Daniel Baptistella, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), entidade que promoveu ontem (24/11) o 11º Congresso Brasileiro de Marketing Rural & Agronegócio. “Agronegócio brasileiro: do campo à mesa. Pensando o futuro hoje” foi o tema central do evento, que reuniu cerca de 300 participantes, entre profissionais de marketing e comunicação, empresários da cadeia da alimentação, consultores especializados e pesquisadores, em São Paulo (SP).
O 11º Congresso Brasileiro de Marketing Rural & Agronegócio buscou inspirar uma projeção do futuro, levando à reflexão sobre as tendências, a visão da indústria, a visão do autosserviço e as expectativas dos consumidores. Também discutiu as muitas oportunidades que se apresentam para aperfeiçoar e aprimorar tecnicamente todas as atividades ao longo da cadeia do Agronegócio.
Mario Sergio Cortella, Filosofo e Escritor, fez a palestra “Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar é perecer!”. “O Agronegócio preparado para atender um consumidor mais exigente”, foi o tema de apresentação de Daniel Boer, diretor de Proteínas América Latina na McDonald’s Corporation. “Tendências para o mercado da alimentação” foram abordadas por Jean Louis Gallego, diretor de Vendas e Marketing da Arysta do Brasil. “Como aumentar a sincronia entre o Agronegócio e a indústria” foi a palestra de Eduardo Pedroso, diretor Regional de Originação do Grupo JBS. Fabiana Farah, gerente de Desenvolvimento de Carnes, Aves e Peixaria do GPA, falou do “Papel do varejo no desenvolvimento da cadeia de valor de carnes”. E a última apresentação ficou com Paulo Herrmann, presidente da John Deere Brasil, cujo tema foi “Projeto ILPF – Tecnologia a serviço do futuro do Agronegócio”.
Confira algumas fotos do evento aqui.