Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

A DuPont e a Tereos inauguram uma nova instalação para a produção de betaína natural na França

O investimento em conjunto dessas duas líderes globais resulta na primeira instalação no mundo a produzir betaína a partir da vinhaça.

A DuPont e a Tereos inauguram uma nova instalação para a produção de betaína natural na França

A DuPont (NYSE:DD), líder mundial em inovações e ciências para o mercado, e a Tereos, empresa global do processamento da beterraba açucareira, cana de açúcar e de cereais, comemoram o investimento em conjunto ao anunciar o início da primeira instalação mundial a produzir betaína a partir da vinhaça. Em 2011, a DuPont adquiriu a Danisco, formando duas novas unidades comerciais: a Nutrition and Health e a Industrial Biosciences, que incorpora a Danisco Animal Nutrition. Iniciado em 2010, antes da aquisição, esse investimento pioneiro permitirá que a DuPont satisfaça melhor a demanda de betaína natural do mercado.

Sucesso da parceria
A nova instalação dedicada à produção de betaína está localizada em Origny-Sainte-Benoîte (França), dentro da usina de produção de bioetanol da Tereos, a maior usina de beterraba açucareira do mundo. É a maior fonte mundial de betaína natural do mundo e será gerida e operada pela Tereos. Junto com a Novasep Process, a DuPont é responsável pela criação da linha de processamento que une a tecnologia cromatográfica patenteada da Danisco à filtração por membrana e evaporação para produzir a betaína natural.

Benefícios da betaína natural

A betaína natural é usada em uma grande variedade de aplicações em vários mercados, em particular como aditivo para ração animal. Para a Danisco Animal Nutrition, o Betafin®, betaína natural, é um suporte essencial da estratégia comercial do fornecimento de soluções de nutrição saudável para a indústria de ração animal. A função osmolítica e hidratante do Betafin® fornece um valor excepcional para os produtores ao melhorar a saúde intestinal dos animais e reduzir o impacto negativo dos desafios térmicos e por doenças que podem perturbar seu equilíbrio hídrico.

Aumento da disponibilidade
Desde o início dos anos 90, quando a pesquisa pioneira da Danisco sobre as aplicações da betaína natural na nutrição animal deixou claro seu valor superior se comparada aos análogos sintéticos, a demanda de mercado excede a oferta. A abertura da usina em Origny fará com que a DuPont fique em melhores condições de atender a essa demanda ao aumentar substancialmente a disponibilidade da betaína natural a partir do início de 2013.

Oportunidade de aumentar o valor dos subprodutos da usina
Para a Tereos, essa parceria é uma oportunidade única de obter mais valor dos subprodutos de uma usina e desenvolver seu know-how industrial por meio da produção em grande escala. A nova atividade criou 20 empregos permanentes na usina/fábrica de açúcar de Origny.
“À medida que a população mundial cresce, a DuPont se compromete com o fornecimento de soluções para uma intensa demanda global por alimentos”, afirmou James C. Collins, presidente da DuPont Industrial Biosciences. “Nossa abordagem colaboradora, junto com nossos recursos científicos e de inovação, garantem que possamos atender as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, criar novas oportunidades.” 
Yves Belegaud, diretor-presidente da Tereos França, disse: “É com imensa alegria que inauguramos essa nova instalação de produção industrial em Origny com uma parceira tão prestigiada quanto a DuPont. A inauguração é o reconhecimento de 80 anos de know-how no setor de beterraba açucareira formado em Origny. Graças a essa nova unidade industrial e ao grande volume que poderemos fornecer, a Tereos France adquirirá uma nova fonte de renda a partir de seus subprodutos e oferecerá maior valor para os produtores de beterraba açucareira.