Os principais índices acionários da Ásia fecharam em queda, após dados mostrarem que a atividade industrial da China atingiu o menor nível em seis anos e meio, aumentando a preocupação como desempenho da economia do país.
O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da China caiu para 47 pontos em setembro – a menor leitura desde março de 2009, sugerindo que o dinamismo no setor continuou a se enfraquecer. Segundo analistas, ainda há expectativas de que o PMI oficial, na próxima semana, mostre alguma estabilização do crescimento.
Para o analista da CMC Markets, Michael Hewson, os fracos dados da China apenas reforçam a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de avançar com cautela. “Nesta altura, a perspectiva para a economia chinesa é tudo menos clara e os mercados de ações permanecem acumulando incertezas’, disse ele.
O índice Xangai Composto caiu 2,19%, a 3.115,89 pontos, o Hang Seng, de Hong Kong, teve queda de 2,26%, a 21.302,91 pontos, e o Kospi, de Seul, recuou
1,89%, a 1.944,64 pontos. A bolsa de Tóquio permaneceu fechada em razão de um feriado. As informações são da agência CMA.