A multinacional americana fabricante de máquinas agrícolas AGCO registrou lucro líquido atribuído a AGCO Corporation e suas subsidiárias de US$ 126,2 milhões no terceiro trimestre deste ano (US$ 1,27 diluído por ação), aumento de 33,5% sobre os US$ 94,5 milhões (US$ 0,96 por ação) apurados no mesmo período de 2012.
O lucro líquido nos nove primeiros meses do ano atribuído à empresa e subsidiárias foi de US$ 457,9 milhões, alta de 9,12% em relação ao mesmo período de 2012.
No período, o lucro bruto foi de US$ 1,799 bilhão, crescimento de 12,8% na comparação.
As vendas líquidas da companhia totalizaram US$ 2,476 bilhões no terceiro trimestre, aumento de 7,9% ante igual intervalo de 2012. Excluindo o impacto desfavorável de conversão de moeda, as vendas líquidas teriam aumentado cerca de 9,7% na comparação, informou a AGCO em comunicado. No período, houve maior crescimento das vendas na América do Sul e na região Ásia/Pacífico, com 35% e 11% de incremento, respectivamente.
As vendas líquidas nos primeiros nove meses de 2013 somaram US$ 7,927 bilhões, crescimento de 9,2% sobre igual período do ano passado.
As margens operacionais alcançaram 8% no terceiro trimestre, aumento de 190 pontos-base ante o mesmo intervalo de 2012.
“A demanda global por máquinas agrícolas permaneceu elevada no terceiro trimestre, quando as colheitas estavam em andamento no Hemisfério Norte”, disse Martin Richenhagen, CEO e presidente da AGCO.
Sobre o Brasil, Richenhagen observou que os preços favoráveis das commodities aumentaram a produção agrícola e os programas governamentais de financiamento a máquinas agrícolas estão contribuindo para aumentar os níveis de demanda por esses equipamentos.
A demanda global da indústria de máquinas agrícolas deverá ser relativamente “plana” este ano na comparação com 2012, estima a companhia. Um forte crescimento é projetado para a América do Sul. Já para a América do Norte é prevista uma expansão modesta e “declínios modestos” para a Europa Ocidental.
A AGCO tem como alvo lucro por ação de cerca de US$ 6 para todo o ano de 2013. As vendas líquidas devem oscilar entre US$ 10,8 bilhões e US$ 11 bilhões.