Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Angola produzira energia a partir da central de biomassa

O governo angolano já investiu cerca de 18 biliões de dólares para a construção, reabilitação e do sistema eléctrico do país - soube a RNA.

O governo angolano já investiu cerca de 18 biliões de dólares para a construção, reabilitação e do sistema eléctrico do país – soube a RNA.

O investimento, a ser absorvido até ao ano de 2017, engloba todos os sistemas eléctricos que passam pela produção, transporte e distribuição, segundo informou o director dos estudos e planeamento da Empresa Nacional de Electricidade (ENE), Inglês Pinto.

“Em termos globais, o esforço do executivo aponta para aproximadamente 18 mil milhões de dólares, até ao ano de 2017, que serão aplicados em todas as componentes do sistema eléctrico, nomeadamente, produção, transporte e distribuição de energia eléctrica”, informou.

Inglês Pinto informou, ainda, que durante o corrente ano o nosso país vai gerar energia eléctrica a partir de cana-de-açúcar e do lixo.

“Teremos na região norte uma central biomassa, na província de Malanje, que na realidade vai fazer recurso dos restos da produção de açucareira, do bagaço, para ser queimado e gerar energia, em termos de central térmica e, também, o caso da queima do lixo que produzirá calor e com esse calor gerar energia, é isso que chamamos de biomassa”, esclareceu.