A AES Tietê Energia adquiriu o complexo eólico Alto Sertão II de 386MW no Brasil, por R$ 600 milhões (US$ 193 m[1]), com auditoria técnica da K2 Management e da TNEI.
Os especialistas da K2 Management realizaram uma auditoria técnica por todo o complexo, incluindo revisão das turbinas e equilíbrio da tecnologia da usina; revisão da avaliação da produtividade energética; revisão dos projetos civis, de redes e elétricos e a revisão técnica de um contrato de Operação e Manutenção (O&M). A equipe forneceu uma avaliação independente da produtividade energética com base nos dados de produção do complexo.
A TNEI, uma empresa de consultoria especializada em energia, apoiou a K2 Management com o fornecimento de uma revisão da auditoria técnica concentrada na estruturação das conexões das redes, projeto elétrico e instalação, infraestrutura de transmissão local e restrições de geração.
Para Ítalo Freitas, Presidente da AES Tietê Energia: “Esse projeto marca uma importante aquisição para o foco da companhia na diversificação de nosso portfólio energético e na conquista de nossos objetivos de crescimento até 2020. A assessoria técnica da K2 Management foi importante para a identificação de oportunidades comerciais e riscos durante todo o processo”.
O Diretor Gerente para a América Latina da K2 Management, Hebert A.M. Nascimento, comentou: “Nossa especialização técnica e comercial foi totalmente utilizada neste extenso projeto, adicionando valor à aquisição feita pela AES Tietê Energia. Os relatórios e as orientações foram sustentados por um profundo conhecimento da região, de seus recursos eólicos e o do potencial do complexo e estamos satisfeitos pela transação bem-sucedida do cliente ter sido alcançada”.
A Diretora Gerente da TNEI, Rachel Hodges, comentou: “Ficamos extremamente satisfeitos em estarmos envolvidos em um projeto tão interessante, o qual destacou a importância de um processo completo e robusto de auditoria. O conhecimento e vasta experiência de nossos especialistas no setor elétrico, complementou a especialização da K2, ajudando o cliente a realizar uma transação bem-sucedida.
O portfólio, formado por 230 turbinas, está espalhado por 15 locais na Bahia, Brasil e essa aquisição representa uma medida positiva no mercado energético do Brasil, devido às incertezas em torno do cancelamento dos leilões de energia no ano passado.