O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar até 655 milhões de reais para a construção de sete das 14 usinas eólicas do Complexo Eólico Ventos de São Vítor, nos municípios do semiárido baiano de Xique-Xique, Gentio do Ouro e Itaguaçu da Bahia, informou o banco nesta quarta-feira.
Juntas, elas terão capacidade instalada de 235 megawatts ante 465 megawatts do complexo como um todo. A expectativa é que as usinas entrem em operação comercial plena até o final de 2022, segundo o banco.
O apoio do BNDES será concedido a sete sociedades de propósitos específicos (SPEs) controladas pela Essentia Energia, plataforma de energia renovável do fundo de infraestrutura gerido pelo Pátria Investimentos.
O financiamento será no âmbito do BNDES Finem, programa de financiamento acima de 40 milhões de reais voltados a projetos de investimento em geral.
O projeto apoiado pelo banco tem como escopo maior a aquisição de 38 aerogeradores nacionais, disse o BNDES. A maior parte do financiamento se destina à compra desses equipamentos. As demais despesas do projeto envolvem principalmente obras civis.