A Bolt Energias investe R$ 50 milhões no primeiro ciclo de plantio de eucalipto para abastecer sua termelétrica (UTE) Campo Grande BioEletricidade, localizada em São Desidério, na Bahia. A Tree Florestal, por meio da Tree Trading, foi contratada para realizar toda gestão florestal, que inclui preparo do solo, implementação e manutenção operacional. O processo prevê uma sinergia de operações entre as duas empresas investidas por fundos de private equity – FIP Ático Geração e FIP Ático Florestal – do Grupo Ático.
O primeiro plantio será concluído em abril de 2015 e ocupará uma área de 7.895 hectares. As plantações estão localizadas em um raio médio de 50 km da UTE, abrangendo os municípios de Baianópolis, Canápolis, Santa Maria da Vitória, Santana e São Desidério, todos situados no oeste baiano.
“Nossa expectativa é que a região de efetivo plantio projetada para atender integralmente a demanda de biomassa da UTE seja de 35 mil hectares. Concluiremos esta etapa até janeiro de 2018, quando a Campo Grande BioEletricidade entra em operação. Estimamos que a demanda anual de biomassa para suprir a usina seja da ordem de 800 mil m³”, afirma Ricardo Junqueira, sócio-diretor do Grupo Ático.
“Temos quatro premissas para o sucesso do desenvolvimento da Campo Grande BioEletricidade: a disponibilidade de eucalipto, a correta logística de transporte da matéria-prima, a localização da usina com relação ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e acesso à água. Todas foram foco de amplo estudo para garantir o sucesso do projeto e uma meta positiva na relação retorno X risco do empreendimento”, conclui Gustavo Magalhães, sócio-diretor do Grupo Ático.
Neste momento, o Grupo Ático define o EPCista, que será responsável por todo projeto de engenharia da usina. A terraplanagem deverá ser iniciada no segundo semestre deste ano. A Campo Grande BioEletricidade deverá receber aportes de R$ 650 milhões e é o primeiro projeto greenfield da Bolt Energias.