Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Brasil e China assinam acordo de cooperação no setor de energia

Os presidentes da Eletrobras e do Conselho de Administração da State Grid Corporation of China (SGCC) assinaram, dia 17, Acordo de Cooperação para o Projeto de Transmissão UHV Belo Monte no Brasil.

Brasil e China assinam acordo de cooperação no setor de energia

Os presidentes da Eletrobras, José da Costa, e do Conselho de Administração da State Grid Corporation of China (SGCC), Liu Zhenya, assinaram, dia 17, Acordo de Cooperação para o Projeto de Transmissão UHV Belo Monte no Brasil. Na mesma cerimônia, foi assinado Acordo de Cooperação Estratégica entre a Eletrobras, a Eletrobras Furnas, a Three Gorges Corporation e a Cwei Brasil Participações visando à cooperação na implementação de projetos da usina São Manoel, parceria em projetos eólicos e de fonte solar no Brasil e na China, além de estudos sobre novos projetos hidrelétricos no Brasil e atividades de pesquisa & desenvolvimento (P&D).

Para o presidente da Eletrobras, o acordo de cooperação com a State Grid, na área de transmissão em ultra-alta tensão (Ultra-High Voltage, na sigla em inglês), é fundamental para os dois países. “É certamente um marco na cooperação energética entre os dois países”, afirmou José da Costa, que elogiou a contribuição da State Grid na promoção da cooperação energética entre Brasil e China. “O Projeto UHV Belo Monte fortalece a parceria estratégica da Eletrobras com a State Grid e seu sucesso beneficiará o povo brasileiro”, disse o executivo, acrescentando que a empresa brasileira procurará novas áreas de cooperação com a companhia chinesa. “Creio que há um enorme campo para parcerias do tipo ganha-ganha, com benefício mútuo para o Brasil e a China”, afirmou José da Costa.

Para o presidente do conselho da State Grid, Liu Zhenya, Brasil e China apresentam similaridades na distribuição de energia. Segundo ele, os dois países possuem bases de geração distantes dos centros de carga, com distâncias acima de 2 mil quilômetros, fato que cria a demanda para a construção de canais de escoamento de energia de longa distância, alta capacidade e baixas perdas, de forma a atender às necessidades de desenvolvimento econômico e social sustentável.

O consórcio formado pela Eletrobras e pela State Grid venceu o leilão da linha de transmissão de Belo Monte – a primeira em UHV na América –, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no dia 7 de fevereiro passado. O Acordo de Cooperação estabelece que os parceiros compartilharão suas experiências no que diz respeito à construção, operação e gerenciamento de rede elétrica em UHV, ao mesmo tempo em que aprofundarão a comunicação e o intercâmbio, além de fornecer apoio total ao projeto no que se refere aos recursos humanos, financeiros e tecnológicos, de forma a empenhar-se em promover a construção e a implementação bem sucedida do Projeto Belo Monte.

Cooperação estratégica

Além do acordo com a State Grid, a Eletrobras assinou Acordo de Cooperação Estratégica com as também chinesas Three Gorges e Cwei Brasil Participações, e que conta, ainda, com a participação da Eletrobras Furnas. O acordo prevê que a Cwei Brasil passará a fazer parte da Sociedade de Propósito Específico (SPE) encarregada de implantar a usina São Manoel, localizada no rio Teles Pires, na fronteira entre Mato Grosso e Pará. A Cwei Brasil possui 21,35% das ações da Energias de Portugal (EDP), sócia de Furnas na SPE.

O documento prevê ainda a possibilidade de investimentos conjuntos em projetos eólicos na China, a formação de parcerias em projetos eólicos e solares no Brasil, além do desenvolvimento de estudos em projetos hidrelétricos no país e em atividades de P&D. O acordo tem validade de três anos.