A fabricante de pneus japonesa Bridgestone mostrou diversos protótipos para futuros pneus no Salão Automóvel de Paris. Entre os protótipos estava um pneu sustentável que foi feito a partir de materiais vegetais reforçados e um novo pneu de alta eficiência de combustível com alta aderência em piso molhado.
O pneu sustentável é feito a partir de fibras de plantas reforçadas. A borracha sintética, o carbono e os agentes compostos são feitos a partir de biomassa. Biomassa é qualquer material renovável produzido a partir de madeira, lixo, gases de aterros sanitários ou bioetanol.
Infelizmente, embora o material e a tecnologia para produzir os pneus já esteja disponível, não é muito acessível. A Bridgestone prevê que os pneus só sejam passíveis de entrar no mercado em massa em 2050.
Num futuro mais próximo, a Bridgestone irá introduzir um novo pneu Ecopia EP100S “AA” no próximo ano. Será o primeiro pneu da empresa que combina baixa resistência ao rolamento e aderência em piso molhado. O pneu recebeu clasificação “A” em ambas as categorias nas escalas de classificação da UE e do Japão, daí o nome.
No passado, os pneus de baixa resistência ao rolamento significaram um compromisso a favor da eficiência em detrimento da aderência e desempenho de travagem.