Com foco em intensificar as exportações brasileiras, a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira promoverá uma série de ações aproveitando a Copa do Mundo. Em uma delas, vai trazer ao Brasil nove empresas do Oriente Médio e Norte da África para participar de rodadas de negócios – que têm início esta semana – e também assistir aos jogos.
Além disso, está se valendo dos holofotes mundiais no País para promover produtos alimentícios brasileiros em ações overseas como a Brazilian Week, em parceria com a rede de supermercados The Sultan Center, do Kuwait, que será realizada até o próximo dia 16. Ambas as iniciativas têm o apoio da Apex – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
“Estamos aproveitando a vocação da Copa do Mundo em gerar oportunidades de negócios. As ações, com esse formato, são uma chance de se mostrar de fato o Brasil aos árabes, em vez de somente falar sobre o País. Também são iniciativas para que os compradores possam desfrutar do esporte nacional, pois as partidas também fazem parte da agenda. Os árabes são aficionados por futebol e pela Seleção Brasileira. O projeto vai permitir também que os árabes possam visitar empresas e fornecedores para ver in loco suas instalações e determinar as perspectivas de negócios com essas companhias”, explicou o CEO da Câmara Árabe, Michel Alaby.
IMPORTADORES
Os árabes que estarão nas rodadas da Câmara Árabe são parte de um grupo maior de compradores do Oriente Médio que virão ao País durante a Copa. A Apex está trazendo 68 importadores da região, de países árabes, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Kuwait, Omã, Iraque, Líbano, Palestina, Jordânia e Líbia, e não árabes, como Irã e Turquia. Importadores do Sudão, país do Norte da África, também participam do projeto.
Esses compradores participarão de agendas promovidas por diferentes parceiros da Apex. Eles vêm ao país para fazer negócios em 18 setores, como alimentos, construção, calçados, farmoquímico, higiene pessoal e perfumaria, máquinas e implementos agrícolas, equipamentos médicos e produtos têxteis, entre outros.
No primeiro trimestre de 2014, as exportações brasileiras de alimentos aos países árabes foram recorde, atingindo quase quatro bilhões de toneladas. Já o acumulado de janeiro a abril totalizou US$ 2,8 bilhões. Destaques desse aumento foram Egito (15,3%), Argélia (39,2%), Iêmen (13,2%) e Síria (251%). Figuram entre os produtos com maior crescimento cafés e chás (12,7%); leites, laticínios, ovos e mel (213%); sucos de frutas (104%); bem como doces e geleias (417%).
BRAZILIAN WEEK
A Brazilian Week será realizada na loja do Sultan Center localizada na cidade de Al-Salmiya. A divulgação dos produtos nacionais será centrada em alimentos. Durante o período, cerca de 150 itens estarão em destaque nas prateleiras do supermercado e o público poderá degustar alguns dos sabores brasileiros.