Os avanços tecnológicos ligados ao meio ambiente estão cada vez mais comuns. Nesta semana, a prefeitura de Sidney, na Austrália, trouxe pra gente um super exemplo. Desde 01 de julho, toda a operação da cidade passou a ser alimentada por energia 100% renovável!
Essa mudança representa uma economia de US $ 500.000 (aproximadamente R$ 2,7 milhões) e 200.000 toneladas de emissões de CO2 na atmosfera nos próximos 10 anos.
A energia vem de dois parques solares e um parque eólico localizados em New South Wales. Essa mudança vai ajudar a Austrália a atingir suas metas de redução na emissão de poluentes. Além disso, vai gerar muito mais emprego nas regiões dos parques eólicos e solares.
A troca foi feita em todas as propriedades pertencentes à cidade, incluindo aproximadamente 115 prédios, como bibliotecas, salas comunitárias e edifícios de escritórios, 75 parques, cinco piscinas e 23.000 luzes da rua, bem como a Prefeitura de Sydney.
Estamos no meio de uma emergência climática. Se quisermos reduzir as emissões e aumentar o setor de energia verde, todos os níveis do governo devem passar urgentemente para a energia renovável”, noticiou Clover Moore, prefeita de Sidney.
Em tweet, a prefeita fala sobre a importância dos governos se engajarem, “Setenta por cento das emissões mundiais são geradas nas cidades, portanto a ação que os governos das cidades realizam é absolutamente crítica“.
Since the beginning of July, the city of Sydney in Australia is 100% powered by renewable energy.
Everything from street lights to pools to the historic Town Hall are being run on energy from solar and wind farms.
The #RaceToZero is on, with cities leading. pic.twitter.com/SM0BkY0mVh
— UN Climate Change (@UNFCCC) July 6, 2020
Já tem alguns anos que Sidney promove melhorias contra mudanças climáticas. Em 2007 eles conseguiram neutralizar a emissão de carbono e se tornou referência no mundo!