Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Conab suspende venda de milho subsidiado aos agricultores do NE

Portaria que autoriza as operações venceu no dia 30 de setembro. Agricultores compraram antes de terminar o prazo podem retirar o cereal.

A venda de milho subsidiado para os agricultores do Nordeste foi encerrada. A portaria que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a realizar as operações perdeu a validade e não foi renovada.

A portaria venceu no dia 30 de setembro. Segundo a Conab, as vendas de milho com preço subsidiado estão suspensas desde terça-feira (1). Só os agricultores que já haviam feito a compra antes do término do prazo podem retirar o cereal nos armazéns da companhia.

O programa permite que os pequenos criadores comprem a saca de 60 quilos de milho pelo preço de R$ 18,10, que é menos da metade do preço de mercado em muitas regiões.

O Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura do Nordeste encaminhou um documento ao governo federal pedindo a prorrogação da portaria até fevereiro de 2014. Os próximos meses costumam ser de pouca chuva no Nordeste. Como a produção deste ano foi afetada pela seca, o milho da Conab é necessário para o abastecimento das criações.

“Nós encaminhamos para a Secretaria de Fazenda no dia 12 setembro. Estamos aguardando que a secretaria nos devolva essa portaria”, diz Antônio Andrade, ministro da Agricultura.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, João Rabelo, que cuida dessa área, não foi encontrado pela reportagem para falar sobre o assunto.