A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), voltou a defender hoje, em encontro com o ministro dos Transportes, César Borges, os investimentos na modernização da logística brasileira para otimizar o escoamento de grãos destinados ao mercado externo, informou comunicado divulgado nesta sexta-feira pela CNA.
No encontro com o ministro, realizado na sede da CNA em Brasília, a senadora defendeu a descentralização a logística brasileira. Atualmente, lembrou Kátia Abreu, as exportações “estão concentradas nos portos da região Sul, especialmente Santos e Paranaguá, responsáveis por 84% do embarque da soja e do milho exportados pelo país”.
Na avaliação da senadora, os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins deveriam ser as prioridades do país na descentralização logística, com a criação de novos portos, modernização dos terminais em operação e hidrovias.
Durante as discussões da MP dos Portos, aprovada na semana passada no Congresso, a senadora Kátia Abreu foi uma das principais defensoras da proposta que visa estimular os investimentos privados no setor portuário.