A Embrapa Tabuleiros Costeiros, localizada em Aracaju, SE, está em processo de seleção de bolsistas de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI) para atuar em Alagoas em um projeto de pesquisa voltado para o capim-elefante como fonte de energia.
O edital do processo seletivo pode ser acessado no portal da Embrapa por meio deste link. As inscrições estão abertas até a terça-feira, 12 de dezembro.
Os bolsistas escolhidos para as duas vagas disponíveis trabalharão no projeto “Melhoramento genético de capim-elefante: desenvolvimento de cultivares e indicações de uso para produção de biomassa energética – CapimEnergia Fase II”, liderado pelo pesquisador Anderson Marafon, na Unidade de Execução de Pesquisa da Embrapa Tabuleiros Costeiros em Rio Largo, AL.
As bolsas, na categoria/nível C de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTI, são concedidas por meio da Plataforma Carlos Chagas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Elas têm uma remuneração mensal de R$ 1.100 e uma carga horária semanal de 20 horas. A exigência para as bolsas é ter graduação em nível superior, sendo uma delas destinada a atividades de avaliação do método de plantio de mudas pré-brotadas de capim-elefante, com duração de seis meses, e a outra para avaliação do processo de pirólise da biomassa de variedades de capim-elefante quanto ao rendimento na produção de biocarvão e bioóleo.