Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos e Cursos

EmiLi 2015: Simpósio internacional promovido pela Embrapa vai discutir emissões de gases, automação e energia renovável na agricultura

O evento promovido pela Embrapa vai reunir autoridades científicas brasileiras, norte-americanas e europeias entre 24 e 26 de março em Florianópolis.

EmiLi 2015: Simpósio internacional promovido pela Embrapa vai discutir emissões de gases, automação e energia renovável na agricultura

As principais questões científicas no contexto das emissões de gases e poeira, a bioenergia, a automação e o controle da ambiência na produção animal vão ser discutidas no Simpósio Internacional de Emissões de Gás (amônia, gases de efeito estufa, odores) e Poeira – EmiLi 2015. O evento promovido pela Embrapa vai reunir autoridades científicas brasileiras, norte-americanas e europeias entre 24 e 26 de março em Florianópolis. As inscrições já estão abertas, no site www.EmiLi2015.com.br.

“Queremos inserir a comunidade científica brasileira e os atores envolvidos com o tema nas discussões, assim como convidar a comunidade científica internacional para vivenciar a realidade da produção animal no Brasil, divulgando os recentes avanços verificados no país no que se refere à mitigação das emissões de gases de efeito estufa, à ambiência e à automação na produção e o uso de energias alternativas no setor produtivo”, diz o presidente do EmiLi 2015, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves em Concórdia (SC) Paulo Armando de Oliveira.

A série de simpósios EmiLi (International Symposium on Emissions of Gas and Dust from Livestock) foi criada por iniciativa da French partnership network on Livestock and Environment em Saint-Malo (França) em 2012. O evento itinerante agora chega ao Brasil com a expectativa de desenvolver e aperfeiçoar inventários de emissão das fontes agrícolas visando à padronização internacional da apresentação dos dados de emissão; desenvolver protocolos internacionais de coleta de gases de efeito estufa, gases precursores, e matéria particulada para todos os sistemas de produção agrícolas; e desenvolver sistemas de controle e automação ambiental em sistemas de produção animal.

O evento será divido em seções de palestras e apresentação dos melhores trabalhos científicos na forma oral e de pôster eletrônico. Desta maneira, os trabalhos selecionados estarão disponíveis em tempo integral em telões expostos no local e também online. A programação do EmiLi 2015 vai ser divulgada em breve. O recebimento dos resumos expandidos para apresentação tem como prazo final 26 de janeiro de 2015.

A Embrapa, promotora do evento, tem na sua Unidade em Concórdia um núcleo de pesquisa em Meio Ambiente com dez pesquisadores. São desenvolvidos projetos de pesquisa abrangendo o uso de resíduos como fertilizante, o tratamento de resíduos a partir de diversas tecnologias, o uso de indicadores de impacto ambiental e emissão de gases de efeito estufa e particulados na produção animal (solo, tratamento de efluentes e ambiência).

O EmiLi 2015 tem como apoiadores o Instituto Francês de Pesquisa Agronômica (Inra-UMR SAS), Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), Sindicato das Indústrias das Carnes de Santa Catarina (Sindicarnes), Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Fapesc, os programas de pós-graduação em Engenharia Agrícola da Feagri/Unicamp, em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e Ambiagro/Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.