Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento

Enel inicia construção de novo parque solar no Brasil

A Enel irá investir aproximadamente 175 milhões de dólares americanos na construção de Lapa, que é composta por duas instalações solares: Bom Jesus da Lapa e Lapa. Depois de concluído, o parque solar terá uma capacidade instalada de 158 MW e será capaz de gerar perto de 340 GWh por ano.

Enel inicia construção de novo parque solar no Brasil

Enel, por meio de sua subsidiária Enel Green Power Brasil Participações (“EGPB”), iniciou a construção do parque solar Lapa, que está localizado em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, estado do nordeste do Brasil.

O parque solar é composto por duas instalações, Bom Jesus da Lapa de 80 MW e Lapa de 78 MW. Uma vez instalado e operando, o parque de 158 MW será capaz de gerar perto de 340 GWh por ano, o suficiente para satisfazer as necessidades de consumo de energia anual de mais de 166.000 domicílios brasileiros, evitando a emissão de cerca de 198.000 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Enel irá investir aproximadamente 175 milhõs de dólares americanos na construção de Lapa, que tem a previsão de entrar em operação no segundo semestre de 2017. O parque solar será apoiado por contratos de fornecimento de 20 anos que prevêem a venda de volumes específicos da energia gerada pelas usinas à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O parque solar Lapa será construído em uma área com altos níveis de radiação solar e vai contribuir significativamente para satisfazer a necessidade do Brasil por uma nova geração de energia.

O projeto foi concedido ao Grupo Enel juntamente com Horizonte MP (103 MW) e Nova Olinda (292 MW) durante o “Leilão de Reserva”, leilão público que, em agosto de 2015, tornou o Grupo líder na indústria solar brasileira em termos de capacidade instalada e portfólio de projetos.

No estado da Bahia, o Grupo Enel, por meio de sua subsidiária EGPB, também está construindo a instalação de 254 MW, Ituverava, que é a maior planta solar da Enel atualmente em construção; e o projeto eólico de 180 MW, Delfina. Na Bahia, a EGPB já opera 264 MW de capacidade eólica e ganhou a concessão de 172 MW adicionais de capacidade eólica, bem como 103 MW de capacidade fotovoltaica por meio de leilões públicos.

A subsidiária brasileira de renováveis do Grupo Enel atualmente possui uma capacidade instalada total de 506 MW, dos quais 401 MW são provenientes de eólica, 12 MW de solar e 93 MW de hídrica. Além disso, a empresa tem 442 MW de energia eólica, 102 MW de hídrica e 807 MW de projetos de energia solar atualmente em execução e ganhou uma concessão para duas usinas hídricas com capacidade instalada total de 40 MW, em novembro de 2015.