O relatório da U.S. Energy Information Administration (EIA) revelou que, no primeiro trimestre de 2023, a geração combinada de energia eólica e solar nos Estados Unidos superou o carvão pela primeira vez na história do país. Enquanto a produção de energia solar aumentou 7,8% em relação ao ano anterior, a geração de energia eólica teve um aumento de 5,3%. Juntas, as duas fontes renováveis representaram 16,9% da geração total de eletricidade no trimestre.
A participação da energia solar fotovoltaica, incluindo aquecimento solar, atingiu 4,4% da geração de eletricidade nos Estados Unidos. Além disso, os pequenos estabelecimentos agrícolas tiveram um aumento notável de 24% na geração de eletricidade, o que contribuiu significativamente para o aumento geral da energia solar.
Por outro lado, a geração de eletricidade a partir do carvão caiu 28,6% em relação ao ano anterior, representando apenas 15,6% da geração total de eletricidade nos Estados Unidos no trimestre. Em março, as turbinas eólicas dos EUA produziram quase a mesma quantidade de eletricidade que as usinas de carvão.
Considerando todas as fontes renováveis, incluindo biomassa, energia hidrelétrica e energia geotérmica, as fontes renováveis responderam por 24,9% da geração total de eletricidade nos primeiros três meses de 2023. Essa porcentagem é maior do que a registrada no primeiro trimestre de 2022 (24,2%), mesmo com a redução na produção de energia hidrelétrica, biomassa e geotérmica ao longo do ano.
Com base nesses dados, a geração renovável nos Estados Unidos está caminhando para superar um quarto da geração total de eletricidade em 2023, o que seria um marco histórico.