studo realizado pelo Observatório de Políticas Públicas de Mudanças Climáticas – iniciativa do Grupo Fórum Clima em parceria com o Núcleo de Economia Socioambiental da USP (NESA) apontará a necessidade de alinhamento entre as políticas nacional e estaduais de mudanças climáticas no Brasil. Conforme o estudo, a harmonização das políticas públicas será decisiva para o país cumprir sua meta de redução de gases de efeito estufa até 2020 e enfrentar o desafio de mitigar as emissões e se adaptar às iminentes mudanças do clima.
O estudo O Desafio da Harmonizac¸a~o das Poli´ticas Pu´blicas de Mudanc¸as Clima´ticas – Volume II será divulgado durante o Seminário Fórum Clima – 2013, que acontece no dia 17 de dezembro no hotel Transamérica Prime International Plaza, Alameda Santos, 981 – Jardim Paulista, em São Paulo a partir das 9h.
O seminário terá palestrantes internacionais, representantes do ministério do Meio Ambiente, governos estaduais, setor privado e academia. A iniciativa é do Fórum Clima – Ação Empresarial sobre Mudanças Climáticas. Os participantes discutirão os limites, avanços e possibilidades da política nacional de mudanças climáticas e das políticas estaduais de mudanças climáticas para contribuírem com a necessária redução dos gases de efeito estufa no Brasil.
O potencial criativo e inovador das esferas estaduais em desenvolver instrumentos para a execução de ações de adaptação e mitigação ao aquecimento global, incluindo a criação de marcos regulatórios locais também será tema do evento. Haverá uma mesa de debate específica sobre o tema coordenada pelo especialista em clima e floresta Tasso Azevedo com a participação de gestores públicos estaduais.