Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Europeus vão dar subsídios de 362 bi de euros à agricultura até 2020

Orçamento total da UE para o período de 2014 a 2020 será de 908 bilhões de euros, menos do que os 930 bilhões que países como a França queriam aprovar para garantir a manutenção de gastos públicos.

Agricultores da União Europeia (UE) terão ajuda de 362,7 bilhões de euros entre 2014 e 2020, que representa 39,8% do orçamento europeu do período conforme acordo aprovado hoje pelos chefes de Estado e de governo de países-membros.

O valor sofreu a redução de 15,7 bilhões de euros ou 4,2% da proposta original diante da pressão de países mais liberais como o Reino Unido. Porém, o dinheiro para a agricultura europeia pode chegar a 372,3 bilhões de euros se for levado em conta a reserva existente para eventuais crises, que fica formalmente fora do orçamento da Política Agrícola Comum (PAC).

Em relação ao orçamento do período, o PAC sofre uma redução de 13%. Mas o presidente francês François Hollande acha que salvou os interesses franceses, considerando que a “agricultura foi preservada e consolidada”. A França é o país que mais recebe subvenções na Europa.O comissário europeu de agricultura, Dacian Ciolos, considera que o acordo aprovado hoje abre a via para a última fase da reforma da PAC para torná-la mais justa e equitativa.

A Europa diminui o volume de subsídios que distorcem o comércio. As ajudas serão mais calibradas até mesmo para os agricultores mais necessitados, que vão precisar oferecer uma contrapartida na área ambiental, de forma que sejam compatíveis com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) .O orçamento total da UE para o período de 2014 a 2020 será de 908 bilhões de euros, menos do que os 930 bilhões que países como a França queriam aprovar para garantir a manutenção de gastos públicos.