A Emerson Network Power, um negócio da Emerson (NYSE: EMR) e líder global no fornecimento de infraestrutura crítica para sistemas de tecnologia da informação e da comunicação, anuncia que realizou em Brasília, no último dia 17 de maio, o evento Network Power Exchange (NPE). Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, representando grandes empresas de diversas verticais do mercado de missão crítica. Os grandes temas do encontro foram a criticidade dos data centers para a continuidade dos negócios e a eficiência energética. De acordo com Rafael Garrido, diretor comercial da Emerson Network Power Brasil, o objetivo desse evento era reunir os usuários de data centers em um congresso para debater tendências tecnológicas, confiabilidade, operação e custos de operações paradas. “São temas importantíssimos para as empresas que possuem data centers próprios ou para os data centers que prestam serviços ao mercado, os services providers”, disse.
Segundo Garrido, um dos maiores apelos que se tem hoje para falar sobre infraestrutura de data center é a criticidade deste ambiente para a continuidade dos negócios das empresas. Num mundo digitalizado e conectado, as operações das empresas dependem 100% do data center funcionar 100% do tempo, o que faz este ambiente ser crítico. Se o data center sofrer uma pane, o custo para a empresa que possui o data center ou oferece serviços de data center a terceiros é muito grande. Ou a própria empresa ficará sem acesso a serviços, ou seus clientes – no caso de service providers – não contarão com a infraestrutura contratada. “Tente imaginar uma empresa como um banco, por exemplo. Se o datacenter falhar, os correntistas/usuários não vão conseguir realizar as transações financeiras. O resultado disso seria o bloqueio de uma cadeia inteira de empresas e negócios”, enfatiza.
O diretor comercial da Emerson Network Power Brasil avisa que a continuidade dos serviços de um datacenter depende de várias tecnologias e de vários investimentos. Um dos mais críticos é o dedicado à montagem da infraestrutura de energia. Durante o evento Network Power Users Exchange, esse aspecto foi explorado em palestras sobre como otimizar o custo de energia mantendo uma infraestrutura confiável.
Para analisar esse ponto, as palestras do evento abordaram vários temas. Pode-se falar sobre otimização de consumo de energia, por exemplo, nos UPS (no-breaks). O objetivo é alcançar melhor eficiência em diversos níveis de carga e nos equipamentos de ar condicionado. É bom lembrar que dentro de um datacenter o que mais consome energia é o equipamento de ar condicionado. “Cerca de 40% do consumo de energia é do ar condicionado”, garante. “Por esse motivo, apresentamos algumas tecnologias que reduzem o consumo de energia do ar condicionado em até 60%, uma economia significativa dentro do datacenter, mantendo a operação de forma confiável, sem pausa e ininterrupto”.
O futuro
Para Garrido, outro grande momento do Network Power Exchange foi a abordagem de tendências e desafios para o futuro. Esses pontos foram analisados em relação ao aumento da demanda e do consumo/custo de energia. A Emerson possui dois estudos – Datacenter 2025 e Energy Logic 2.0 – que mostram a tendência à demanda por armazenamento através do aumento de geração de dados que, como consequência, faz com que os datacenters aumentem suas capacidades de processamento e se tornem mais estratégicos ainda.
Com a escassez de recursos naturais e a crescente preocupação com a sustentabilidade, o mercado procurará novas tecnologias e alternativas. “Diante deste quadro, o mercado valorizará cada vez mais sistemas de ar condicionado de alta precisão e desempenho que não necessitem de água para funcionar. Busca-se cada vez mais sistemas híbridos ou até mesmo soluções que possam alternar o funcionamento de acordo com o recurso disponível ou o recurso mais eficiente em determinados horários”, conclui Rafael Garrido. “A continuidade dos negócios seguirá garantida, agora a partir de novos paradigmas de infraestrutura de energia para datacenters”.
Sobre a Emerson Network Power
A Emerson Network Power, um negócio da Emerson (NYSE:EMR), é a líder mundial no fornecimento de tecnologia de infraestrutura crítica e serviços para o ciclo de vida para sistemas de tecnologia da informação e da comunicação. Com um extenso portfólio de soluções rapidamente implementáveis de software e hardware inteligentes para o gerenciamento de energia, além de soluções de gerenciamento térmico e gerenciamento de infraestrutura, a Emerson Network Power viabiliza redes eficientes e de alta disponibilidade. Saiba mais visitando a página http://www.emersonnetworkpower.com/pt-cala/pages/default.aspx
Sobre a Emerson
Emerson (NYSE: EMR), com sede em St. Louis, Missouri (EUA), é líder global em aliar tecnologia e engenharia para fornecer soluções inovadoras para clientes nos mercados industrial, comercial e de consumo, ao redor do mundo. A empresa é composta de cinco segmentos de negócio: Process Management, Industrial Automation, Network Power, Climate Technologies, e Commercial & Residential Solutions. As vendas no ano fiscal de 2015 foram de U$22,3 bilhões. Para mais informações, visite www.Emerson.com.