Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Governo de AL inicia elaboração do Plano de Agricultura de Baixo Carbono

O documento vai integrar o Programa Nacional de Agricultura de Baixo Carbono.

Governo de AL inicia elaboração do Plano de Agricultura de Baixo Carbono

O Governo de Alagoas ao lado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/SFA-AL), inicia nesta segunda-feira (20), a elaboração do Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono. O documento vai integrar o Programa Nacional de Agricultura de Baixo Carbono, que visa o cumprimento do papel brasileiro como signatário dos protocolos internacionais para redução da emissão de gases do efeito estufa.

As oficinas de trabalho para elaboração do Plano Estadual se estendem até a quarta-feira (22), alcançando um total de 26 horas de debate. Vinte entidades foram convidadas para integrar o grupo gestor do plano, entre elas, universidades, Embrapa, Sebrae, Emater, Mapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Federação das indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal). A abertura das oficinas acontece a partir das 8h, na sede da Faeal, no bairro de Jaraguá, em Maceió.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Hibernon Calvacante, “os debates terão caráter estritamente técnico e vão definir as metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa na agropecuária, bem como as estratégias para que esses níveis sejam alcançados”.

Os participantes serão divididos em seis grupos de trabalho sobre os temas Recuperação de Pastagens Degradadas; Fixação biológica do Nitrogênio; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Plantio Direto; Aproveitamento de Resíduos Animais para Geração de Energia e Florestas Plantadas.

“Serão três dias de trabalho pesado, onde queremos discutir não só os objetivos que queremos alcançar, mas também o que será necessário para alcançá-los. Ou seja, vamos estabelecer os papéis de cada ente envolvido, o que precisaremos para as capacitações e o que será prioridade. A discussão tem um viés ecológico, mas queremos trabalhar com tecnologias que gerem retorno financeiro ao produtor”, explicou o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, que vai comandar a abertura das oficinas nesta segunda-feira.