Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

GVces e BVRio conduziram primeiro leilão do simulado de mercado de carbono

22 empresas já estão participando da simulação.

GVces e BVRio conduziram primeiro leilão do simulado de mercado de carbono

Teve início hoje o SCE EPC (Sistema de Comércio de Emissões da Plataforma Empresas Pelo Clima), uma simulação de mercado de carbono cap and trade promovida pelo GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) em parceria com a BVRio (Bolsa de Valores Ambientais do Rio de Janeiro).
 

A abertura do SCE EPC se deu por meio de um leilão de permissões de emissão, onde 55% das permissões foram comprados por 12 das 22 empresas que participam da iniciativa. “O ágio do leilão chegou a 33% em relação ao preço de abertura – o qual foi baseado nos preços praticados nos mercados europeu e californiano”, destacou Beatriz Kiss, coordenadora do Programa Brasileiro GHG Protocol. Novos leilões devem ocorrer ao longo deste ano.
 
“A partir de agora as empresas seguem negociando em mercado secundário de forma a montar posições que atendam suas expectativas de emissões em 2014”, afirma Mariana Nicolletti, coordenadora da Plataforma Empresas Pelo Clima.

A lista de empresas participantes inclui: AES Brasil; Anglo American; Banco Citibank; Banco do Brasil; Braskem; CCR; Sanepar; Camargo Corrêa; Duratex; EDP; Furnas; Grupo Abril; Grupo O Boticário; Itaú Unibanco; Klabin; Raízen; Suzano Papel e Celulose; TAM; Telefonica Vivo; Vale.

“Essa simulação tem um papel importante para aprimorarmos os sistemas necessários para um mercado real a ser adotado por estados, ou mesmo o governo federal no futuro”, comentou Mauricio Moura Costa, presidente da BVTrade, plataforma de negociação da BVRio.

Para acompanhar os preços do mercado secundário basta acessar o linkhttp://www.bvtrade.org .