A Hidrelétrica Santo Antônio passou a ocupar a terceira posição no ranking das maiores geradoras de energia hídrica do País. De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no primeiro semestre deste ano, a Hidrelétrica Santo Antônio gerou 1.627 Megawatts médios/mês, atrás apenas de Itaipu e Tucuruí. Em 2014, a hidrelétrica estava em quinto lugar no ranking. Ao final do ano passado, havia conquistado a quarta posição.
Com a entrada em operação da 44ª turbina em junho passado – última prevista no projeto original, a Hidrelétrica Santo Antônio tornou-se o primeiro grande projeto de geração de energia na Amazônia, concluído rigorosamente dentro do cronograma.
Mais seis turbinas adicionais que compreendem a expansão da hidrelétrica, dedicadas exclusivamente para fornecer energia para Rondônia e Acre, entrarão em funcionamento até novembro deste ano, totalizando 50 unidades geradoras e potência de 3.568 Megawatts – cerca de 4% da carga nacional, energia suficiente para atender aproximadamente 45 milhões de pessoas.