A Hidrovias do Brasil, empresa voltada à logística fluvial de cargas, está se tornando operacional. Resultado de parceria entre a gestora Pátria Investimentos e a Promon, a companhia recebeu financiamento para um contrato com a Vale e está investindo R$ 800 milhões para levar carga do Mato Grosso ao Pará.
Agora, o plano da Hidrovias para ter mais contratos são investimentos feitos nesse corredor. O objetivo é que as cargas sejam levadas em barcaças do Centro-Oeste até o Norte e, de lá, sigam em navios para exportação. Isso ajudaria a inverter a lógica atual de embarque das commodities, que em geral descem até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
Os investimentos estão centrados no Pará, destinados à construção de um terminal de uso privativo em Vila do Conde (PA), uma estação de transbordo em Miritituba (PA) e compra de embarcações. O projeto terá capacidade para 4,4 milhões de toneladas ao ano e tem previsão para operar em 2016. Os recursos próprios para o novo investimento já existem, faltando agora os cerca de 70% que virão de financiamento.