O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, vai assinar, na próxima segunda-feira (03/02), em Cascavel, durante a 26ª edição do Show Rural Coopavel, três convênios com o objetivo de estimular o uso do biogás em propriedades rurais do Paraná e difundir o conceito de florestas sustentáveis.
O primeiro convênio marca a entrada da Cooperativa Agroindustrial Copagril como parceira no Condomínio de Agroenergia para Agricultura Familiar da Microbacia do Rio Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon. O projeto desenvolvido por Itaipu e parceiros ajuda pequenos produtores da região Oeste do Estado a produzir biogás a partir dos dejetos da atividade agropecuária.
O superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Jr., disse que a entrada da cooperativa no Condomínio Ajuricaba tem potencial de elevar a escala econômica do empreendimento.
Segundo ele, a cooperativa irá usar o biogás produzido pelos condôminos do Ajuricaba e iniciará a implantação de biodigestores nas suas próprias instalações, também para produção de biogás. Com isso, dobrará a quantidade de biogás purificado no condomínio e que será usado nas caldeiras da Coopagril.