Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Energia

Itaipu aumenta produção

Geração mensal chegou a 8.165.123 megawatts-hora (MWh) ante 8.744.406 MWh registrados no mesmo período de 2008, ano do recorde mundial, que é da própria usina.

Itaipu aumenta produção

A Itaipu Binacional teve o segundo melhor agosto de todos os tempos em produção de energia. A geração mensal chegou a 8.165.123 megawatts-hora (MWh) ante 8.744.406 MWh registrados no mesmo período de 2008, ano do recorde mundial, que é da própria usina.

Do começo de janeiro até o início da tarde dessa sexta-feira, 31 de agosto, a hidrelétrica atingiu 67.292.321 MWh, o que significa uma vantagem de 12 dias de geração ou 4,5% em relação ao ano histórico, quando foram produzidos 64.243.818 MWh. A vantagem deste ano para 2008 chega a 3 milhões de MWh.

Normalmente, agosto é um mês de poucas águas. Segundo a Superintendência de Operação (OP.DT), “nesta época, muitas vezes é preciso lidar com recursos hidrológicos mais escassos, o que não significa necessariamente uma produção baixa, pois a demanda continua sendo muito boa”.

Para atender às necessidades do sistema elétrico do Brasil e do Paraguai, a área Técnica de Itaipu otimizou o uso dos recursos disponíveis. Numa estratégia coordenada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e Ande (estatal paraguaia), a Itaipu economizou no uso de água nos finais de semana, quando diminui a demanda, para aproveitar melhor a matéria-prima nos dias úteis, quando o consumo aumenta.

O funcionamento dos geradores em seu ponto ótimo de operação foi outro fator importante para a boa produção, valorizando mais a quantidade de água por MWh gerado. Também foi importante o retorno à produção, no dia 30 de julho, do conjunto transformador-regulador Tx/Rx, da Subestação da Margem Direita (Semd), já repotenciado, com aumento de 20% na capacidade de cada conjunto em escoar energia para o Paraguai.

Nos próximos meses, outros quatro conjuntos transformadores-reguladores da Semd serão repotenciados. “Essa medida vai possibilitar maior flexibililidade e um número maior de alternativas para o escoamento da produção”, informa a OP.DT.

De acordo com a área, mais uma vez o desempenho da usina e seus equipamentos foi excelente, a exemplo da coordenação entre Itaipu, Eletrobrás, Ande e ONS.