Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Liderança pode ser treinada e aprendida! - por Valter Bampi

Liderança consiste em identificar onde existem, podem ser criadas, oportunidades no contexto do desempenho cotidiano e fazer delas seu campo de treinamento.

Liderança  pode ser treinada e aprendida! - por Valter Bampi

Liderança consiste em identificar onde existem, podem ser criadas, oportunidades no contexto do desempenho cotidiano e fazer delas seu campo de treinamento. Ofereço alguns exemplos, mas são apenas uma pequena fração das maneiras de encontra e treinar seus passos de liderança. Em cada caso, o mais importante é treinar e prestar atenção ao que você faz.

ENXERGAR – Vá a uma reunião,treino funcionará melhor se for uma reunião que você não está presidindo,observe como pessoas se comportam,não se limite aos tópicos da pauta: procure recriar palavras,gestos,ambiente, intimações, linguagem corporal.

MONITORAR-SE – Peça a alguém que você conhece  bem que o filme numa reunião, de forma que você se veja da maneira como outras pessoas o vêem e observe o impacto do seu comportamento aos outros. Observe-se em ação,que o surpreende? do que você gosta e do que não gosta? treine a auto-observação, autoconhecimento.

TRABALHAR COM VALORES – Comece a falar com um amigo sobre alguma coisa que o apaixona e incentive seu interlocutor a fazer o mesmo. Ouça o que a pessoa diz e, mais importante ainda, ouça como ela o diz,O que acontece quando as pessoas começam a falar sobre alguma coisa que lhes desperta sentimentos profundos em outras situações, fique atento para detectar sinais de paixão,  indicativos de que alguém se preocupa profundamente com algo.

CONFIAR – No final do dia, pare por um instante e reflita sobre os acordos, compromissos, obrigações,promessas que você fez e assumiu nesse dia. Faça uma lista de tudo num papel,deve incluir não apenas itens que poderiam constar de sua lista de coisas a fazer,também acordos mais sutis que você sela. Quantos compromissos você assume num dia qualquer? Quantos deles pretende honrar? Qual será o custo de não honrá-los?

DESAFIAR – Treine capacidade de encontrar soluções. Medite sobre algumas das características de um problema que está tentando resolver. Olhe à sua volta para ver que pessoas ou organizações podem estar enfrentando o mesmo problema. Quais serão as soluções que já encontraram? Utilize essa abordagem com o grupo que você lidera para atacar um problema que você acha difícil de resolver.

Colegas de uma empresa com a qual trabalhei se queixaram de que enfrentavam grande dificuldade para despertar interesse dos gerentes de suas fábricas em novas tecnologias produtivas,faziam seminários,escreviam relatórios, mas não conseguiam gerar entusiasmo,então os incentivei  a examinarem o problema de uma certa distância, juntamente com equipe. Quem mais tinha possivelmente enfrentado um problema semelhante, e como o resolveu?Numa discussão animada equipe se comparou a uma empresa de vinhos que, para atrair clientes, promove sessões de degustação para que experimentem o vinho e conheçam pessoas e processo responsáveis por ele e em pouco tempo começaram  a organizar uma feira tecnológica,com exposições,amostras grátis aos clientes internos,foi um sucesso e interesse pelas novas tecnologias cresceu.

CONCLUSÃO – Devemos aprender vários elementos do treino que levam ao êxito, possibilitam e aumentam chances de acontecer,elementos, que descrevi como passos ou lances da liderança, normalmente não são percebidos no momento da vitória,a não ser que sejamos disciplinados, é pouco provável que procuremos esses elementos, ou a ausência deles, depois de um fracasso.Passos de liderança aqui esboçados constituem exercícios que podem melhorar desempenho de um líder,praticando,podem até transformar a liderança em um modo de vida.