A MC-Bauchemie, empresa líder no desenvolvimento de soluções para obras de infraestrutura, edificação e indústria, com mais de 50 anos no mercado mundial de químicos para construção, investe no desenvolvimento de produtos direcionados as necessidades das estruturas eólicas. Em todas as etapas, desde a execução das fundações até a manutenção de estruturas já em funcionamento. As estruturas estão sujeitas a danos que podem comprometer sua vida útil (como intempéries, maresia, fissuramentos) até sua capacidade de geração (como movimentações excessivas por vazios nas fundações), a companhia está em constante evolução de seus produtos, buscando soluções cada vez mais viáveis economicamente e adequadas tecnicamente.
Entre as soluções MC, destaca-se os grautes especiais com elevadas capacidades de carga, os sistemas de pintura flexíveis capazes de absorver o fissuramento das estruturas, e os sistemas de injeção de resinas de baixíssima viscosidade para preenchimentos de vazios.
Dentre os produtos mais requisitados, está a linha EMCEKRETE 80, uma família de grautes totalmente destinada para as torres de energia eólica. Uma série de soluções especialmente desenvolvidas para este segmento.
Em países como Dinamarca, Alemanha, Holanda e Portugal a energia eólica já representa uma fonte energia significativa. No Brasil, o investimento é mais recente, mas vem ganhando força nos últimos anos, um aumento de 93% em relação ao ano anterior. Atualmente, o país é o sétimo maior desenvolvedor desse tipo de energia. De acordo com o relatório Tendências Globais em Investimentos em Energias Renováveis, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
“A energia eólica é cada vez mais representativa na matriz energética brasileira, e desta forma necessitamos cada vez mais de sua eficiência, é preciso estar atento às estruturas para que tenham uma vida útil mais longa e, assim, gerem energia com maior eficiência. Para nós da MC, esta é uma forma de ajudar o planeta a produzir energia responsável hoje e sempre”, afirma Rafael Fernandes, Gerente Nacional de Energia da MC-Bauchemie no Brasil.